QUAL A IMPORTÂNCIA DE COMEMORAR O DIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA?
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1322Resumo
O presente artigo constitui um relato de experiências vivenciadas durante dois anos na Cooperativa de Trabalho Magna - Colégio Cem, situado no município de Concórdia – SC, meio Oeste Catarinense. Este trabalho foi desenvolvido devido à necessidade de motivar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental (6° ao 9° Ano) e Ensino Médio (1a Série à 3a Série) pelos conhecimentos matemáticos e pela disciplina. A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2016 e 2017, e a atividade fruto desta tem como foco o desenvolvimento de metodologias participativas e lúdicas que promovam a percepção das aplicações cotidianas da Matemática de forma isolada ou interdisciplinar. A realização da atividade movimenta e necessita da organização de toda a escola, e, por convenção, sempre que possível, ocorre no dia 6 de maio de cada ano. Pode-se perceber que, após o início da realização deste projeto, houve melhoria significativa no andamento e desenvolvimento das aulas de Matemática e no processo de ensino-aprendizagem das turmas.
Palavras-chave: Dia da Matemática na Escola. Educação Matemática. Processo de ensino aprendizagem.
ABSTRACT
This article is a report of experiences lived for two years at the Cooperativa de Trabalho Magna - Colégio Cem, located in the municipality of Concórdia - SC, center of Santa State. This work was developed due to the need to motivate the interest of elementary school students (6th to 9th grade) and high school (1st grade to 3rd grade) for mathematical knowledge and discipline. The research was developed during the years 2016 and 2017, and its activity is focused on the development of participatory and playful methodologies that promote the perception of daily applications of Mathematics in an isolated or interdisciplinary way. The realization of the activity moves and requires the organization of the whole school, and by convention, whenever possible, occurs on May 6 of each year. It can be noticed that, after the beginning of this project, there was a significant improvement in the progress and development of the Mathematics classes and in the teaching-learning process of the classes.
Keywords: Mathematics Day at School. Mathematical Education. Teaching learning process.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).