VIGOTSKI E A CLÍNICA PSICOLÓGICA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE SEUS ESCRITOS
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v6i2.1393Resumo
O presente texto apresenta os resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido como requisito necessário para a conclusão do curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer os modos de trabalho de Vigotski e suas relações com a clínica psicológica. Para tal, recortaram-se as intervenções realizadas com crianças com deficiências e problemas de aprendizagem, a fim de conhecer o conjunto de práticas desenvolvidas por Vigotski durante seu percurso profissional. Assim, a partir da revisão bibliográfica integrativa em diálogo com a perspectiva do paradigma indiciário foram investigadas as obras de Vigotski produzidas entre os anos de 1924 a 1934, especificamente as que estão reunidas no 5º volume das Obras Escogidas. Como resultado da revisão, foram desenvolvidas quatro categorias de análise e discussão, as quais são: (1) clínica: investigação e intervenção; (2) para além do diagnóstico: a compreensão da personalidade; (3) um processo de avaliação complexa; (4) o modo interdisciplinar de trabalho: por uma pedagogia terapêutica. O processo de pesquisa possibilitou a consideração de que a prática clínica em Vigotski é caracterizada pela relação com processos de pesquisa, trabalho interdisciplinar e estava vinculada a instituições públicas do contexto socialista russo.
Palavras-chave: Vigotski. Práticas clínicas. Pesquisa. Deficiência. Pedagogia terapêutica.
ABSTRACT: This text presents the results of a research project developed as a necessary requirement to the conclusion of the Course of Psychology in Guilherme Guimbala Faculty. The general aim of the research was to know Vygotsky ways of working and his relationship with the psychological clinic. For this, interventions with children with disabilities and learning difficulties were separate, to know the set of procedures developed by Vygotsky during his professional career. Therefore, since the integrative bibliographic review into dialogue with the indiciary paradigm perspective, the works of Vygotsky produced between the years of 1924 and 1934 were investigate, specifically those grouped together in the fifth volume of the Obras Escogidas. As a review result, were developed four analyzed and discussion categories, which are: (1) clinic: investigation and intervention; (2) additionally to the diagnosis: the comprehension of the personality; (3) a complex evaluation process; (4) the interdisciplinary way of work: for a therapeutic pedagogy. The research process allowed the consideration that we characterized the clinic practice in Vygotsky by the relationship with research processes, interdisciplinary work and linked to public institutions in Russia post-revolution socialist context.
Keywords: Vygotsky. Clinical practices. Researches. Disabilities. therapeutic pedagogy.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).