UM LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DA UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO KIDSCREEN NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS: UMA REVISÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA UTILIZANDO A BASE DE DADOS SCOPUS

Autores

  • Mylena Aparecida Rodrigues Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
  • Guilherme Moreira Caetano Pinto
  • Márcia Helena Baldani Pinto
  • Bruno Pedroso

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.1513

Palavras-chave:

KIDSCREEN. Qualidade de vida, Avaliação, Crianças, Adolescentes.

Resumo

O objetivo do presente foi realizar um levantamento quantitativo bibliográfico sobre a utilização dos instrumentos KIDSCREEN na literatura acadêmica. Para tal, utilizaram-se as palavras-chave “Quality of Life” e “KIDSCREEN” para a busca na base de dados da SCOPUS, o espaço temporal selecionado considerou todas as publicações anteriores até o ano de 2016. O retorno foi de 317 artigos científicos. Destes, 148 foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios de inclusão e, consequentemente, foram selecionados 169 artigos para análise na presente pesquisa. Os periódicos que obtiveram mais publicações foram o Quality of Life Research, e o Health and Quality of Life Outcomes. Em relação à utilização das três versões do instrumento KIDSCREEN (52, 27 e 10), a versão 52 foi a mais utilizada pelos pesquisadores, seguida pela versão 27. A aplicação do instrumento KIDSCREEN ocorreu em maior frequência por autores da Europa (Alemanha e Espanha) e da América do Sul (Brasil e do Chile), totalizando 29% do total de publicações selecionadas para a presente pesquisa. Concluiu-se que o uso dos instrumentos KIDSCREEN vem crescendo nos últimos anos e são usados em diversos grupos, de populações gerais e específicas, o que sugere sua eficiência em ambos os casos.

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Publicado

2019-08-21

Como Citar

Alves, M. A. R., Pinto, G. M. C., Pinto, M. H. B., & Pedroso, B. (2019). UM LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DA UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO KIDSCREEN NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS: UMA REVISÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA UTILIZANDO A BASE DE DADOS SCOPUS. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 8(2), 25–40. https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.1513

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde