ESTUDO DA QUANTIFICAÇÃO DE FENÓIS EM ATRATIVOS ALIMENTARES E SUA RELAÇÃO COM A EFICÁCIA NA ATRAÇÃO DA MOSCA-DAS-FRUTAS (Anastrepha fraterculus), EM PEREIRAS, EM CAÇADOR - SC.
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v2i1.160Palavras-chave:
Atrativos alimentares, A.fraterculus, FenóisResumo
A mosca sul-americana (A. fraterculus) é a principal praga em pereiras na região de Caçador - SC, sendo a espécie de maior distribuição e abundância de indivíduos nas regiões produtoras. Para o monitoramento dessa praga são utilizados os atrativos alimentares em frascos caça-mosca tipo Domo, McPhail ou Valenciano. Entre as opções de atrativos, há os que se sobressaem na atratividade da moscas-das-frutas e proporcionam melhor eficiência de captura de adultos machos e fêmeas. O objetivo do estudo foi quantificar o teor de fenóis de acordo com o método colorimétrico de Folin-Ciocalteau. Verificou-se que o atrativo à base de proteína hidrolisada teve o melhor resultado com os maiores níveis de fenóis persistentes ao longo do período de avaliações. Assim confrontando dados da literatura.Referências
BLEICHER, J.; GASSEN, D.N.; RIBEIRO, L.G.; TANAKA, H.; ORTH, A.I. A mosca-das-frutas em macieira e pessegueiro. Florianópolis: EMPASC, 1982. 28p. (EMPASC. Boletim Técnico, 19).
DOS SANTOS, R. S. S.; MEGIER, G. A.; KOVALESKI, A.; DOS SANTOS, J. P.; RIBEIRO, L. G. Avaliação de atrativos alimentares no monitoramento de Anastrepha fraterculus (Widmann, 1830), (Diptera; Tephritidae), na cultura da maçã (Malus domestica) (Borkhausen). Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, Uberlândia, MG, 2008.
MILIAUSKAS, G.; VENSKUTONIS, P. R.; VAN BEEK, T. A. Screening of radical scavenging activity of some medicinal and aromatic plant extracts. Food Chemistry, v. 85, p. 231-237, 2004.
ZUCCHI, R.A. Taxonomia das espécies brasileiras de Anastrepha Schiner, 1968 do complexo Fraterculus (Diptera: Tephritidae). Piracicaba: ESALQ, 1977. 55p. (Tese de mestrado).
MEDEIROS, M. A. A. Atratividade de iscas alimentares na captura de insetos em armadilhas McPhail. Tese de Doutorado, Universidade Federal Rural do Semi-àrido, Mossoró RN.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).