COLÁGENO: UMA ABORDAGEM PARA A ESTÉTICA

Autores

  • Jaqueline Maisa Franzen UNIARP - Curso de Farmácia
  • Juliangela Mariane Schröeder Ribeiro dos Santos UNIARP - Farmácia Escola
  • Vilmair Zancanaro Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v2i2.161

Palavras-chave:

Colágeno, Envelhecimento cutâneo, Antioxidantes, Vitamina C.

Resumo

O colágeno ganhou espaço nas últimas décadas devido a suas inúmeras aplicações. A área em que mais teve destaque é a estética e cosmética, devido às suas atividades reparadoras dos tecidos cutâneos. Muito se pode avançar em relação ao retardo do envelhecimento e o colágeno é um dos fatores que prometem retardar o envelhecimento celular. Os radicais livres produzidos em excesso pelo organismo como resposta ao fumo, bebidas alcoólicas, exposição solar sem proteção, estresse, consumo de drogas, falta de atividade física e má alimentação aceleram o processo de envelhecimento do organismo. O objetivo da pesquisa foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o colágeno e as vitaminas antioxidantes e sua influência no envelhecimento cutâneo. A metodologia do presente artigo foi elaborada através de pesquisa bibliográfica em bases de dados nacionais e internacionais, através dos periódicos da CAPES e pesquisas realizadas on-line e em bibliotecas através de livros e artigos, publicados preferencialmente nos últimos 10 anos. Envelhecer é inevitável, é um processo natural, que engloba todas as classes de seres vivos. O que a ciência tem buscado são maneiras de esses sinais ficarem menos evidentes. Em estudos, pode-se verificar que apenas o colágeno não é o suficiente para atingir resultados benéficos. Inúmeros fatores interferem no processo de envelhecimento celular, alguns fatores benéficos como a alimentação saudável, balanceada, que supra as demandas energéticas necessárias diariamente de vitaminas e minerais. Vitaminas como a vitamina C, E são excelentes antioxidantes que, juntamente com o colágeno, podem desacelerar o processo de envelhecimento.

Biografia do Autor

Jaqueline Maisa Franzen, UNIARP - Curso de Farmácia

Acadêmica Curso de Farmácia - UNIARP

Juliangela Mariane Schröeder Ribeiro dos Santos, UNIARP - Farmácia Escola

Farmacêutica - Farmácia Escola de Manipulação da UNIARP

Vilmair Zancanaro, Uniarp, Caçador, SC

Vilmair Zancanaro, Especialista, Professora na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP- Caçador-SC.

Referências

BARROS, C.M; BOCK, P.M. Vitamina C na prevenção do envelhecimento cutâneo. 2009. Disponível em < http://www.crn2.org.br/pdf/artigos1277237393.pdf < Acesso em: 15 de agosto 2013. CANCELA, Diana Manuela Gomes. O processo de envelhecimento. Portal de periódicos de psicologia. 2007 CAMPOS, D.M. Produção e caracterização de colágeno tipo I e de compósitos hidroxiapatita-colágeno para regeneração óssea. M.Sc. Tese, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. CAYE, M.T. RODRIGUES, S. Utilização da Vitamina C nas alterações estéticas do envelhecimento cutâneo. Artigo científico (graduação em Tecnologia em Cosmetologia e Estética) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2008. COUTO, J.P.A; NICOLAU, R.A. Estudo do envelhecimento da derme e epiderme – revisão bibliográfica. XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos, São Paulo, 2007. DRAELOS, Zoe Diana. Cosmecêuticos. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. GONÇALVES, G.M.S; CAMPOS, P.M.B.G.M. Ácido ascórbico e ascorbil fosfato de magnésio na prevenção do envelhecimento cutâneo. Infarma, v.18, nº 7/8, 2006. GOLDFEDER E.M. et al. Envelhecimento Normal. Santa Catarina. 2005. Disponível em: <http://www.ccb.ufsc.br/~cristina/sm_2005_1_med 7002. htm> Acesso em 29 Jul. 2013. HEMILÄ, H.; KAPRIO, J. Modification of the Effect of Vitamin E Supplementation on the Mortality of Male Smokers by Age and Dietary Vitamin C. Am J Epidemiol., v.169, n.8, p. 946–953. Finland, 2009. KEDE, MARIA P.V.; SABATOVICH, O. Dermatologia estética. 2ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Atheneu, 2009. MACIEL, D; OLIVEIRA, G.G. Prevenção do envelhecimento cutâneo e atenuação de linhas de expressão pelo aumento da síntese de colágeno. V congresso multiprofissional em saúde – atenção ao idoso. UniFil. Londrina, Paraná, 2011. MONTANHA, V.C et al., Caracterização de Microesferas de Colágeno e Fibroína como suporte para as células tronco. XVIII Congreso Argentino de Bioingeniería SABI 2011 - VII Jornadas de Ingeniería Clínica Mar del Plata, 28 al 30 de septiembre de 2011. PROVENZANO, P.P, VANDERBY, R.JR. Collagen fibril morphology and organization: Implications for force transmission in ligament and tendon. Matrix Biology 25 (2006) 71 – 84, 2006. SANTOS, M.P. O papel das vitaminas antioxidantes na prevenção do envelhecimento

~ 61 ~

RIES, ISSN 2238-832X, Caçador, v.2, n.2, p. 49-61, 2013.

cutâneo. Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2007. Disponível em <http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=591> Acesso em: 25 de agosto 2013. SENA, L.A. Produção e Caracterização de Compósitos Hidroxiapatita - Colágeno para Aplicações biomédicas. D.Sc. Tese, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

Dossiê: Estética e Saúde