MASSAGEM COM CONCHAS NO ALÍVIO DOS SINTOMAS DE ESTRESSE E DE DORES MUSCULARES
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v2i2.167Palavras-chave:
massagem, estética, terapias complementares, terapia de relaxamento.Resumo
Acredita-se que 70% das doenças sejam associadas ao estresse físico, mental e emocional. Dentre os diversos procedimentos para promover o alívio do estresse e de dores corporais, a massagem relaxante com conchas vem se destacando como técnica atual e presente em SPAs no Brasil e no mundo. Os objetivos da pesquisa foram avaliar a sensação de estresse, a localização e a intensidade da dor muscular da amostra antes e após três sessões de massagem relaxante com conchas, no período de uma semana, de bancários de uma agência de Porto Alegre/RS. A avaliação consistiu em questões sobre sintomas do estresse e questões sobre localização de dores musculares, além da Escala Análogo Visual (EAV) para avaliar a intensidade da dor muscular. O grupo teste (GT) apresentou melhora na intensidade da dor e reduziu incidência de regiões corporais apresentando dores. Houve modificação em relação aos sintomas do estresse, como o cansaço e tensão, que acometiam 100% do GT e passaram para 40% e 50% respectivamente. Os sintomas dificuldade de sono e irritabilidade, com 60% de acometimento do GT na avaliação inicial, caíram para 40%. O sintoma dificuldade de concentração, que acometia 50% do GT, caiu para 40% na avaliação final. Os achados dessa pesquisa sugerem a continuidade desse programa de massagem relaxante com conchas no local de trabalho, podendo dessa forma contribuir para a diminuição das dores musculares e o nível de estresse dos funcionários.
Referências
ATKINSON, M. A arte da massagem indiana. Barueri: Manole, 2000.
BUENO, F. F; VIANA, F. B. Ginástica laboral: avaliação de dores localizadas nos colaboradores de uma empresa do teleatendimento. EFDesportes.com, Revista digital. Buenos Aires, a. 15, n. 150, p. 2-10, nov/2010.
CATALANO, E. M; HARDIN, K. N. Dores crônicas: um guia para tratar e prevenir. São Paulo: Summus, 2004.
CLAY, J. H; POUNDS, D. M. Massoterapia clínica: Integrando anatomia e tratamento. Barueri: Manole, 2008.
DOMÊNICO, G; WOOD, E. Técnicas de massagem de Beard, 5 ed. brasileira. São Paulo: Manole, 2008.
GOMES, R. K; DAMAZIO, M. G. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3 ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009.
GLINA, M. D. R; ROCHA, L. E. Exigências do trabalho, prevalência da dor muscular e de sintomas de estresse em estagiários do setor de cobrança de um banco internacional. Ver. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 10-8, jan./abr., 2003.
HOLZMANN, R. Massagem com conchas: rosto e corpo. DVD. São Paulo. Belezain, 2012.
LIMA, M. M. Massoterapia, ações que maximizam a qualidade de vida no trabalho. 2011. 44p. Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão de Curso de Bacharel em Administração na modalidade à distância, Universidade de Brasília, Manaus, 2011.
LIMA, V. A; AQUILAS, A. L.; FERREIRA, J. M. Efeitos de um programa de exercícios físicos no local de trabalho sobre a percepção de dor musculoesquelética em trabalhadores de escritórios. Rev Bras Med Trab. São Paulo. v. 7, p.12-7, 2009.
OLINISKI, R. S; LACERDA, M. R. Cuidando do cuidador no ambiente de trabalho: uma proposta de ação. Rev Bras Eferm. v. 59, n. 1, p. 100-4, jan-fev 2006.
MORETTI, F. A; CARO, L. G. Terapias complementares no tratamento da depressão: Acupuntura, exercício físico terapêutico, massoterapia e relaxamento. Campinas, 2006.
POSSER, L. L. SPAs: Alquimia de uma jornada. Porto Alegre: Besourobox, 2011.
SANTOS, L. S. et al. Aplicação da almofada vibratória n massagem automatizada proporcionando melhor qualidade de vida das pessoas. Revista Ciências Exatas, Taubaté, v. 2, n. 1, 2008.
SATO, L. LER: objeto e pretexto para construção trabalho e saúde. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.17, n.1, p.147-52, 2001.
SEUBERT, F; VERONESE, L. A. Massagem terapêutica auxiliando na prevenção e tratamento das doenças físicas e psicologias In: Encontro Paranaense, Congresso Brasileiro, Convenção Brasil: Latino-América, VIII, II, 2008. Curitiba. Disponível em: <http://www.centroreichiano.com.br/artigos/ Anais%202008/Fabiano%20e%20 Liane.pdf>. Acesso em: 27 nov 2012.
SIMMONS, R. Estresse: esclarecendo suas dúvidas. São Paulo: Ágora, 2000.
VILELA, D. A. Uma visão sobre reflexologia. V Simpósio de Educação do Sudoeste Goiano, Educação Brasileira: Análise das mudanças recentes. Campus Jataí/UFG – Jataí Goiania. 06 a 11 de novembro de 2006.
ZULLINO, D. F. et al. Local back massage with an automated massage chair: general muscle and psychophysiologic relaxing properties. The journal of alternative and complementary medicine, v. 11, n. 6, p. 1103-6, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).