A EDUCAÇÃO VOLTADA PARA OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI: PROTAGONISMO, TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.2132Palavras-chave:
Autonomia, Cidades Humanizadas, Desenvolvimento Sustentável.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca dos desafios do século XXI estruturados pela sustentabilidade, pelas tecnologias e pelo protagonismo. A fim de conduzir essa reflexão, buscou-se compreender as contribuições das tecnologias para o desenvolvimento sustentável, bem como para a construção de cidades humanizadas. Na segunda seção, reflete-se sobre o protagonismo como formação de uma consciência crítica para o potencial transformador. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida na modalidade Revisão de Literatura, mediante análise de textos com autores vinculados às temáticas educacionais, sociais e filosóficas. Dessa forma, conclui-se que para edificação de uma Cidade Humanizada é preciso ressignificar as relações entre os sujeitos e destes com o Estado. As tecnologias são importantes para os avanços e inovações em diversos campos, porém é preciso pensar em alternativas para que estas sejam potencializadoras das mudanças sociais, rompendo com as amarras do capitalismo cruel, excludente, e eficaz na degradação do ser humano. Então, a tecnologia não pode ser pensada apenas pelo objeto em si, mas também pela sua funcionalidade a serviço das mais variadas possibilidades humanas, tais como saúde, bem-estar, sustentabilidade e solidariedade. Sendo assim, a partir da problematização do conceito de ética, compreende-se que embora a globalização enfatize este conceito relacionado à lógica de mercado, na perspectiva humana ele tem outro significado, muito mais comprometido com ideias relacionadas à emancipação dos sujeitos.Referências
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