EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PERSPECTIVA DE UMA EQUIPE DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Autores

  • Carolina Carbonell Demori
  • Isadora Machado Viana Enfermeira.Egressa da Universidade da Região da Campanha.

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v4i1.295

Palavras-chave:

Educação. Serviços Médicos de Urgência. Socorro de Urgência.

Resumo

RESUMO: Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais acerca da educação permanente em saúde. Materiais e métodos: participaram do estudo todos os profissionais que atuam nas urgências e emergências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de uma cidade de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul, perfazendo um total de 10 pessoas, dentre elas um enfermeiro, seis técnicos de enfermagem, um médico e dois motoristas. A pesquisa ocorreu no período correspondente ao mês de novembro de 2013. Para a coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada realizada individualmente com os participantes. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados e Discussão: foi nomeada a seguintes categoria: Modalidades de educação permanente; Conclusão: pode-se verificar o quão fundamental é investir no profissional e reconhecer o saber da sua experiência, proporcionando ao mesmo, autonomia para contextualizar a realidade e interagir com o meio, dando sentido ao trabalho enquanto profissionais da saúde e, mais precisamente, da equipe do SAMU, exercendo assim a educação no ambiente laboral.

Palavras-chave: Educação. Serviços Médicos de Urgência. Socorro de Urgência.

 

ABSTRACT: Objective: To know the perception of professionals about the continuing health education. Materials and methods: all professionals working in the emergency care of the Mobile Emergency Care Service (SAMU), a small town in the interior of Rio Grande do Sul participated in the study, a total of 10 people, including a nurse six practical nurses, a doctor and two drivers. The research took place in the period corresponding to the month of November 2013. To collect data, we chose the semi-structured interview conducted with individual participants. The data were subjected to thematic content analysis. Results and Discussion: has been named the following category: Arrangements for continuing education; Conclusion: You can check how fundamental is investing in professional knowledge and recognize their experience, while providing autonomy to contextualize the reality and interact with the environment, while giving meaning to the work of health professionals and, more precisely, the SAMU team, thus exerting education in the workplace.

Keywords: Education. Emergency Medical Services. Emergency Refief.

Biografia do Autor

Carolina Carbonell Demori

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda Universidade Federal de Pelotas-RS. Docente da Universidade da Região da Campanha Campus Bagé-RS

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Publicado

2015-08-13

Como Citar

Demori, C. C., & Viana, I. M. (2015). EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PERSPECTIVA DE UMA EQUIPE DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 4(1), 83–89. https://doi.org/10.33362/ries.v4i1.295

Edição

Seção

Dossiê: Teorias e Práticas em Enfermagem