EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PERSPECTIVA DE UMA EQUIPE DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v4i1.295Palavras-chave:
Educação. Serviços Médicos de Urgência. Socorro de Urgência.Resumo
RESUMO: Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais acerca da educação permanente em saúde. Materiais e métodos: participaram do estudo todos os profissionais que atuam nas urgências e emergências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de uma cidade de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul, perfazendo um total de 10 pessoas, dentre elas um enfermeiro, seis técnicos de enfermagem, um médico e dois motoristas. A pesquisa ocorreu no período correspondente ao mês de novembro de 2013. Para a coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada realizada individualmente com os participantes. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados e Discussão: foi nomeada a seguintes categoria: Modalidades de educação permanente; Conclusão: pode-se verificar o quão fundamental é investir no profissional e reconhecer o saber da sua experiência, proporcionando ao mesmo, autonomia para contextualizar a realidade e interagir com o meio, dando sentido ao trabalho enquanto profissionais da saúde e, mais precisamente, da equipe do SAMU, exercendo assim a educação no ambiente laboral.
Palavras-chave: Educação. Serviços Médicos de Urgência. Socorro de Urgência.
ABSTRACT: Objective: To know the perception of professionals about the continuing health education. Materials and methods: all professionals working in the emergency care of the Mobile Emergency Care Service (SAMU), a small town in the interior of Rio Grande do Sul participated in the study, a total of 10 people, including a nurse six practical nurses, a doctor and two drivers. The research took place in the period corresponding to the month of November 2013. To collect data, we chose the semi-structured interview conducted with individual participants. The data were subjected to thematic content analysis. Results and Discussion: has been named the following category: Arrangements for continuing education; Conclusion: You can check how fundamental is investing in professional knowledge and recognize their experience, while providing autonomy to contextualize the reality and interact with the environment, while giving meaning to the work of health professionals and, more precisely, the SAMU team, thus exerting education in the workplace.
Keywords: Education. Emergency Medical Services. Emergency Refief.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde – Pólos de educação permanente em saúde. Brasília (BR): Ministério da Saúde; 2003. 66p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução n.412, de 12 de dezembro de 2012. Aprovam diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
CECCIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 10, n. 4, Dec. 2005 .
CICONET, Rosane Mortari; MARQUES, Giselda Quintana; LIMA, Maria Alice Dias da Silva. Educação em serviço para profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): relato da experiência de Porto Alegre-RS. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 12, n. 26, Sept. 2008 .
CORIOLANO, Maria Wanderleya de Lavor et al . Educação permanente com agentes comunitários de saúde: uma proposta de cuidado com crianças asmáticas. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 10, n. 1, June 2012 .
FIGUEIREDO, DLB, Costa ARC. Serviço de Atendimento Móvel às Urgências Cuiabá: desafios e possibilidades para profissionais de enfermagem. Acta paul. Enferm. 2009; 22 (5). DOI: 10.1590/S0103-21002009000500018.
MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Para uma crítica da medicalização na educação. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 16, n. 1, June 2012 .
MINAYO, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13.ed. São Paulo: Hucitec, 2013. 407 p.
PEIXOTO, Joana; ARAUJO, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educ. Soc., Campinas , v. 33, n. 118, Mar. 2012
TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; ROCHA, Marcelo Nunes Dourado. Bacharelado interdisciplinar: uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 18, n. 6, June 2013 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).