SÍNDROME DE BURNOUT: OS PROFESSORES ESTÃO EM PERIGO?

Autores

  • Fabiana Meneghetti Dallacosta UNOESC
  • Ivan Ferreira Antonello PUCRS
  • Maria Helena Itaqui Lopes PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v4i1.332

Palavras-chave:

, Stress ocupacional, professores universitários, síndrome de burnout

Resumo

RESUMO: A profissão docente é considerada de alto risco para o desenvolvimento de burnout. Este estudo objetivou avaliar a presença da síndrome em docentes universitários, utilizando o Malach Burnout Inventory (MBI), totalizando 139 professores. A idade média foi 44,05 (9,5), 51,1% sexo feminino, 50,4% atuam no curso de medicina. No total 13,7% estão em burnout, sendo 28% com altos valores de exaustão emocional, 26% altos valores de despersonalização e 64% reduzida realização pessoal. Conforme aumenta a idade também aumenta a realização pessoal e diminui a despersonalização e a exaustão emocional. Quanto ao sexo, as mulheres são maioria no grupo com maiores valores de burnout. Quanto ao tempo de carreira docente, quanto maior, menor a chance de burnout, menor a exaustão emocional e maior a realização pessoal. Não foi encontrada associação significativa entre burnout e atuação em pós-graduação, número de horas em sala de aula e quanto ao estado civil.

Palavras-chave: Stress ocupacional. Professores universitários. Síndrome de burnout.

 

ABSTRACT: Teaching is considered in high risk for the development of burnout syndrome. This study aimed to evaluate the presence of the syndrome in universitary professors, using the Malach Burnout Inventory (MBI), totaling 139 teachers. The average age was 44.05 (9.5), 51.1% female, 50.4% medicine teachers. A total of 13.7% are in burnout, being 28% with high values of emotional exhaustion, 26% high depersonalization and 64% lack of personal accomplishment. As age increases also increases personal accomplishment and decreases the depersonalization and emotional exhaustion. Women are majority in the group with higher values of burnout. As time of teaching, career, the bigger, smaller is the chance of burnout, less emotional exhaustion and greater personal accomplishment. No significant association was found between burnout and performance in graduate school, number of teaching hours and marital status.

Keywords: Occupational stress. College teachers. Burnout syndrome.

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Publicado

2015-08-13

Como Citar

Dallacosta, F. M., Antonello, I. F., & Itaqui Lopes, M. H. (2015). SÍNDROME DE BURNOUT: OS PROFESSORES ESTÃO EM PERIGO?. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 4(1), 128–139. https://doi.org/10.33362/ries.v4i1.332

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde