PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS MUSCULOESQUELÉTICOS EM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM-ES
PREVALENCE OF MUSCULOSKELETAL DISORDERS IN SPECIAL EDUCATION TEACHERS: STUDY CARRIED OUT IN A SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF ITAPEMIRIM-ES
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v1i1.3911Palavras-chave:
Sintomas musculoesqueléticos, Cuidados ergonômicos, Ambiente escolarResumo
Os distúrbios musculoesqueléticos (DME) têm se tornado cada vez mais comuns entre professoras de educação especial que atendem alunos com deficiência e muitas vezes sofrem esforços físicos contínuos sem os devidos cuidados ergonômicos para evitar possíveis lesões. Ainda assim, os DME têm sido negligenciados nessa população. Objetivo: Investigar a associação entre a prevalência de DME e fatores ergonômicos relacionados ao trabalho em professores de educação especial do município de Itapemirim-ES. Métodos: Um questionário com três domínios, a saber, demografia, prevalência de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e fatores ergonômicos, elaborado por este autor, foi entregue a 20 docentes da maior escola do município que atuam na educação especial. Resultados e discussões: Os resultados demonstraram alta prevalência (80%) de sintomas musculoesqueléticos entre professoras de educação especial. Em relação à região anatômica mais acometida, a região lombar, ombro e pescoço foram os mais proeminentes nas dores moderadas e intensas que ocorrem quase todos os dias entre as sujeitas da pesquisa. Conclusão: Recomendação de se implementar medidas no ambiente escolar para melhorar o estado de saúde e evitar impactos prejudiciais na vida pessoal e profissional dessas docentes.
Palavras-chave: Sintomas musculoesqueléticos. Cuidados ergonômicos. Ambiente escolar.
Abstract
Musculoskeletal disorders (MSD) have become increasingly common among special education teachers who serve students with disabilities and often suffer continuous physical exertion without proper ergonomic care to avoid possible injuries. Even so, MSDs have been neglected in this population. Aim: To investigate the association between the prevalence of MSD and ergonomic factors related to work in special education teachers in the city of Itapemirim-ES. Materials and methods. A questionnaire with three domains, namely, demography, prevalence of work-related musculoskeletal disorders and ergonomic factors, prepared by this author, was delivered to 20 teachers from the largest school in the city who work in special education. Results: The results showed a high prevalence (80%) of musculoskeletal symptoms among special education teachers. Regarding the most affected anatomical region, the lumbar region, shoulder and neck were the most prominent in moderate and severe pain that occur almost every day among the research subjects. Conclusion: Recommendation to implement measures in the school environment to improve health status and avoid harmful impacts on the personal and professional lives of these teachers.
Keywords: Musculoskeletal symptoms. Ergonomic care. School environment.
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