ANSIEDADE NOS PROFESSORES DE ENFERMAGEM EM CENÁRIO DA PRÁTICA

Autores

  • Amanda Moraes Lima UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina- Criciúma - SC - Brasil.
  • Monique Milano Alves UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina- Criciúma - SC - Brasil.
  • Valdemira Santina Dagostin UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina- Criciúma - SC - Brasil.
  • Ana Regina da Silva Losso UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina- Criciúma - SC - Brasil.
  • Ioná Vieira Bez Birollo UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, Criciúma, SC
  • Maria Tereza Soratto UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, Criciúma, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v5i2.836

Palavras-chave:

Ansiedade, Enfermagem, Estágios.

Resumo

RESUMO: Estudo com objetivo de identificar o nível e os fatores associados à ansiedade nos professores de enfermagem em cenário da prática. Pesquisa de abordagem quali-quantitativa, descritiva, exploratória e de campo. O estudo foi desenvolvido com 19 professores que realizam atividade teórico-prático e/ou supervisão de estágio do Curso de Enfermagem de uma universidade comunitária em Santa Catarina. Aplicou-se a Escala de Avaliação de Ansiedade de Hamilton e posteriormente questionário semiestruturado sobre os fatores relacionados à ansiedade nos professores. A análise e interpretação dos dados qualitativos foram realizadas pela análise de conteúdo a partir da categorização dos dados, através da ordenação, classificação e análise final dos dados pesquisados. Na fase de análise de dados quantitativos, as informações foram quantificadas através do Microsoft Office Excel e apresentados por meio de análise quantitativa. Os resultados da pesquisa realizada identificaram 31,58% dos docentes com nível de ansiedade intensa. Os fatores associados à ansiedade nos professores de enfermagem foram relacionados ao processo de avaliação do acadêmico; relacionamento interpessoal; gerenciamento do tempo; fatores pessoais que interferem na vida profissional e formação profissional do acadêmico. Diante da pesquisa, os professores apresentaram sugestões quanto à otimização de sua vida laboral, extra laboral e prevenção da ansiedade. A partir dos resultados da pesquisa sugere-se a organização de encontros voltados para o cuidado do cuidador e relacionamento interpessoal, com dinâmicas, confraternização, terapias alternativas, ginástica laboral, entre outros que busquem a qualidade de vida no trabalho do professor.

Palavras-chave: Ansiedade. Enfermagem. Estágios.

 

ABSTRACT: This study aimed to identify the level and the factors associated with anxiety in the nursing teachers in the practice setting. Research qualitative and quantitative approach, descriptive, exploratory and field. The study was conducted with 19 teachers who perform theoretical and practical activity and / or probation supervision of the Nursing Course of a community college in Santa Catarina. Applied the Hamilton Anxiety Rating Scale and later semi-structured questionnaire on factors related to anxiety in teachers. The analysis and interpretation of qualitative data were performed by content analysis from the categorization of data by sorting, classification and final analysis of researched data. In quantitative data analysis phase, the information was quantified through Microsoft Office Excel and presented through quantitative analysis. The results of the survey identified 31.58% of teachers with a level of intense anxiety. Factors associated with anxiety in nursing teachers were related to academic assessment process; interpersonal relationship; time management; Personal factors that interfere with the work and training of the academic. Before the survey, teachers made suggestions as to optimize their working lives, extra labor and preventing anxiety. From the survey results suggest the organization of targeted meetings for the care of the caregiver and interpersonal skills, with dynamic, socializing, alternative therapies, gymnastics, among others who seek quality of life in the teacher's work.

Keywords: Ansiedad. Nursing. Internships.

Biografia do Autor

Maria Tereza Soratto, UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, Criciúma, SC

Enfermeira - Mestrado em Educação – Professora Curso de Enfermagem – UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina – Criciúma – SC - Brasil. Email: guiga@unesc.net

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Lima, A. M., Alves, M. M., Dagostin, V. S., Losso, A. R. da S., Birollo, I. V. B., & Soratto, M. T. (2017). ANSIEDADE NOS PROFESSORES DE ENFERMAGEM EM CENÁRIO DA PRÁTICA. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 5(2), 156–175. https://doi.org/10.33362/ries.v5i2.836

Edição

Seção

Teorias e Práticas em Enfermagem