REDUÇÃO DE NÃO CONFORMIDADES ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC
REDUCTION OF THE OCCURRENCE OF NONCONFORMITIES THROUGH THE APPLICATION OF DMAIC METHODOLOGY
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v9i2.2292Resumo
De acordo com dados repassados pelo setor financeiro de uma empresa do ramo de refrigeração comercial, observou-se que dentre os custos evitáveis da organização, a maior parcela acontece devido à assistência técnica prevista na garantia dos produtos. Nesse contexto, em meio a um período de economia nacional instável, busca-se mais do que nunca cortes de custos em geral, a fim de que a empresa se mantenha competitiva no mercado. Propôs-se, então, implantar métodos para diminuir as ocorrências no SAC. Dentre o contexto de controle total de qualidade, a principal ferramenta usada é a DMAIC, a qual consiste em definir o problema, mensurar os dados e analisá-los, melhorar o processo e controlá-lo. Observou-se, para isto, as maiores incidências do SAC, tais como vazamentos de gás, instruções de uso, problemas de montagem, sistema de iluminação e barulhos no motor. Houve, portanto, o intuito de dar maior atenção àquelas que representam maior número de incidências. Estas ocorrências foram trabalhadas de acordo com o DMAIC, melhorando o produto, reduzindo custos e aumentando a satisfação do cliente.
PALAVRAS-CHAVE: SAC, Qualidade, DMAIC, Custos de Qualidade, Melhorias.
Abstract: According to the data collected by the financial department of a company of the commercial refrigeration sector, it was observed that among the avoidable costs of an organization, the largest share is related to the technical assistance provided during after-sales services. In this context, in the midst of a period of unstable national economy, we seek more than ever to cut costs in general, so that the company remains competitive in the market. Therefore, it was proposed the use of quality tools aiming to reduce the number of after-sales assistances. Within the context of total quality control, a major tool is DMAIC, which consists in defining a problem, measuring and analyzing the data, improving and controlling the process. In order to apply it, the problems with the greatest number of incidences were analyzed, such as gas leaks, operating instructions, assembling problems, lighting system and compressor noise. Thus, it was aimed to pay greater attention to the problems that represent the greatest share of the incidences. The occurrences were addressed in accordance to DMAIC, improving the product, reducing costs and increasing customer satisfaction.
KEYWORDS: Customer Service, Quality, DMAIC, Quality Costs, Improvements.
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2000.
ADINYIRA, E.; AYARKWA, J.; AIDOO, I. Knowledge and usage of the Seven Basic Quality Control tools by producers of precast concrete products in Ghana. Kumasi: Journal of Construction Project Management and Innovation, v. 4 (2), pp. 966-975, 2014.
AYACH, L.; ANOUAR, A.; BOUZZINI, M. Quality Cost Management in Moroccan Industrial Companies: Empirical Study. Casablanca: Journal of Industrial Engineering and Management, v. 12 (1), pp. 97-114, 2019.
AZEVEDO, Rafael Guedes de. Melhoria do forneamento de biscoitos em forno à lenha com processo de batelada. 2007. 86 f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais - Mestrado, Área de concentração em Controle e Otimização de Processos Industriais, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, 2007.
BASTAS, A.; LIYANAGE, A. Sustainable supply chain quality management: A systematic review. Derby: Journal of Cleaner Production, v. 181, pp. 726-744, 2018.
BROWN, Mark Graham. Por que o TQM falha e como evitar isso. São Paulo: Nobel, 1996.
CARVALHO, M. M., PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade – teoria e casos. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
CIERCO, A. A. et al. Gestão da qualidade. 10 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.
FALCONI, V. TQC: Controle da Qualidade Total no Estilo Japonês. 9. ed. Nova Lima: Falconi, 2014.
FEIGENBAUM, Armand Vallin. Controle Total da Qualidade. Tradução: Regina Cláudia Loverri. 40. Ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1994.
GAVA, A. J; FRIAS, J. R. G; SILVA, C. A. B. Tecnologia de alimentos, princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GLOGOVAC, M.; FILIPOVIC, J. Quality costs in practice and an analysis of the factors affecting quality cost management. Belgrade: Total Quality Management & Business Excellence, v. 29 (13), pp. 1521-1544, 2018.
MAST, J.; LOKKERBOL, J. An analysis of the Six Sigma DMAIC method from the perspective of problem solving. Amsterdam: Int. Journal of Prod. Economics, v. 139, pp. 604-614, 2012.
JIRASUKPRASERT, P. et al. A Six Sigma and DMAIC application for the reduction of defects in a rubber gloves manufacturing process. Coventry: International Journal of Lean Six Sigma, v. 5 (1), pp. 2-21, 2014.
JURAN, Joseph Moses. Planejando para a Qualidade. São Paulo: Pioneira, 1988.
KUMAR, S. DESHMUKH, R. Commercial Refrigeration Market by Product Type (Deep Freezers, Bottle Coolers, Storage Water Coolers, Commercial Kitchen Refrigeration, Medical Refrigeration, Chest Refrigeration, Others), and End-User (Full Service Restaurant & Hotels, Food Processing Industry, Hospitals, Retail Pharmacies, Supermarket/Hypermarket, Convenience Stores, Quick Service Restaurants and Others): Global Opportunity Analysis and Industry Forecast, 2019 –2026, 2019. Disponível em: https://www.alliedmarketresearch.com/commercial-refrigeration-market. Acesso em: 24 de março de 2020.
LINDERMAN, K. et al. Six Sigma: a goaltheoretic perspective. Journal of Operations Management, v. 21, pp. 193–203, 2003.
MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 1. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
ROBINSON, C. J.; MALHOTRA, M. K. Defining the concept of supply chain quality management and its relevance to academic and industrial practice. Columbia: Int. J. Prod. Econ., v. 96 (3), pp. 315-337, 2005.
RODRIGUES, M. V. Ações para a Qualidade. 3. Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.
SELEME, R.; STADLER, H. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2. Ed. Curitiba: Ibpex, 2010.
STEFAN, L., YVONNE, L. Trust and quality management: perspectives from marketing and organizational learning. Trollhättan: Total Quality Management & Business Excellence, v. 23 (1), pp. 13-26, 2012.
TRANSPARENCY MARKET RESEARCH. Commercial Refrigeration Equipment Market - Latin America (Caribbean, Central America and South America) Industry Analysis, Size, Share, Growth, Trends and Forecast 2012-2018. 2013.
TYE, L. H.; HALIM, H. A.; RAMAYAH, T. An exploratory study on cost of quality implementation in Malaysia: The case of Penang manufacturing firms. Penang: Total Quality Management, v. 22 (12), pp. 1299-1315, 2011.
WERKEMA, Cristina. Criando uma Cultura Lean Seis Sigma. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ezequiel Augusto Kaufmann, André Luiz Emmel Silva, Daniel Augusto Hoppe, Paulo Ricardo Losekann II
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).