OS EFEITOS DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE MINTZBERG, AHLSTRAND E LAMPEL (2010) ADOTADAS POR DOIS EMPREENDEDORES GAÚCHOS

THE EFFECTS OF THE NEW CORONA VIRUS PANDEMIC: A STUDY OF THE STRATEGIES BY MINTZBERG, AHLSTRAND AND LAMPEL (2010) ADOPTED BY TWO ENTREPRENEURS GAÚCHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v11i1.2753

Resumo

A atual pesquisa buscou identificar as estratégias utilizadas por empreendedores de uma cidade do Rio Grande do Sul, especificamente a cidade de Frederico Westphalen/RS, perante a crise provocada pela Covid-19. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo, de natureza aplicada e exploratória, a partir de uma pesquisa descritiva, com a coleta de dados por meio de um estudo de caso, a partir de entrevistas semiestruturadas diretamente com dois empreendedores locais, sendo um do segmento de bares e outro do segmento de academia. Os resultados trouxeram como contribuições a descrição e compreensão das estratégias adotadas pelas empresas em foco.

Palavras-Chave: Planejamento. Estratégia. Pandemia. Empreendedores.

 

Abstract: The current research sought to identify the strategies used by entrepreneurs in a city in Rio Grande do Sul, specifically the city of Frederico Westphalen/RS, in the face of the crisis caused by Covid-19. For this, a qualitative, applied and exploratory study was carried out, based on a descriptive research, with data collection through a case study, from semi-structured interviews directly with two local entrepreneurs, one of the bar segment and another in the gym segment. The results brought contributions the description and understanding of the strategies adopted by the companies in focus.

Keywords: Planning. Strategy. Pandemic. Entrepreneurs.

Referências

ABRASEL. Pesquisa Sebrae e Abrasel - Situação e perspectivas do setor de alimentação fora do lar. Disponível em: <https://redeabrasel.abrasel.com.br/read-blog/187_pesquisa-sebrae-e-abrasel-situacao-e-perspectivas-do-setor-de-alimentacao-fora-d.html>. Acesso em: 28 dez. 2020.

ALMEIDA, T. E. de; MORAIS, I. C. de; REIS, L. P. Comportamento de empresários e consumidores de academias de ginástica na adaptação de atividades físicas durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022.

AVENI, A. Estratégias pelo trabalho no futuro devidos a pandemia Covid-19. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, [s. l.], ano 2 (2020), v. 2, n. 3, p. 4-14, 14 abr. 2020.

BBC. Coronavírus: 11 gráficos que mostram as consequências da pandemia pelo mundo. BBC News, 10 abr. 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52239099>. Acesso em: 17 abr. 2020.

CALDEIRA, A. et al. Estratégias emergentes e deliberadas: o processo de formação de estratégias sob o prisma do método do estudo de caso. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 221-237, ago./março 2010.

CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 57, n. 5, p. 611-614, out. 2004.

CRUZ, R. M. et al. O legado da pandemia da COVID-19 para a psicologia das organizações e do trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab., v. 21, n. 2, 2021.

DANTAS BISNETO, C. D.; SIMÃO, J. F. Responsabilidade civil do estado pelas restrições impostas em razão da pandemia do coronavírus. Revista Jurídica LusoBrasileira, v. 6, n. 4, 725-753, 2020.

DIAS, G. M. de S.; ARAÚJO, L. H. da C. Modelagem Matemática para Epidemia de COVID-19 e Estimativa de Casos no Brasil no Curto Prazo. Instituto Militar de Engenharia: Seção de Ensino de Engenharia de Computação, Rio de Janeiro, 2 abr. 2020. Disponível em: <http://covid19cientifico.ime.eb.br/artigo1.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2020.

ETULAIN, C. R. Apostila de Microeconomia: oferta e demanda. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para alunos da disciplina GL202). Disponível em: <https://www.academia.edu/38654217/MICROECONOMIA_GL202_OFERTA_E_DEMANDA>. Acesso em: 17 abr. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2002.

HAIR JR, J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

KIM, J.; LEE,S.; TANG,L. Effects of epidemic disease outbreaks on financial performance of restaurants. Journal of Hospitality and Tourism Management, v. 43, p. 32-41, 2020.

LEÃO, P. R. C. et al. A relevância da metodologia de cenários para instituições financeiras em momentos de crise. Future Studies Research Journal, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 38-55, jul./dez. 2010.

MARIOTTO, Fábio Luiz. Mobilizando estratégias emergentes. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 43, n. 2, p. 78-93, June 2003.

MARTINS, S.; SANTOS, A. O benchmark e sua aplicabilidade em unidade de informação: uma abordagem reflexiva. Interface. Natal, v. 7, n. 1, 2010.

MINTZBERG, H. Patterns in Strategy Formation. Management Science, v. 24, n. 9, p. 934-948, Maio 1978.

MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MINTZBERG, H; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre. Bookman, 2010.

NONAKA, H. T.; SOUZA, J. P. de. Formulação e Formação de Estratégias: O Caso de Micro e Pequenas Empresas de Confecção e Vestuário na Cidade de Londrina - PR. Qualitas Revista Eletrônica, v. 12, n. 2, 2011.

ROCHA FILHO, T. M. da. O Conhecimento Científico como Instrumento Central na Tomada de Decisão na Administração Pública: Sobre a Pandemia de COVID-19 no Brasil. Revista NAU Social, [s. l.], v. 11, n. 20, p. 185-189, maio/out. 2020.

ROCZANSKI et al. C. R. M. O Estado da arte em estratégia na Revista de Administração Contemporânea: um estudo bibliométrico. Revista Economia & Gestão, v. 10, n. 24, set/dez. 2010.

RODRIGUES FILHO, J. Um estudo da produção acadêmica em administração estratégica no Brasil na terminologia de Habermas. RAE, v. 3, n. 2, 2004.

SANTOS, G. G.; NASSIF, V. M. J. Estratégia competitiva no varejo diante da pandemia Covid-19. Revista De Tecnologia Aplicada (RTA), v. 10, n. 1, jan-abr, 2021.

SARQUIS, A.B. et al. Estratégias de marketing: Estudo no setor de agências de viagens e turismo. RBTUR. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 298-320, maio/ago, 2015.

SILVA, B.; MIRANDA, A. L.; HOFFMANN, V. E. Viva ou deixe morrer: estratégias para o enfrentamento da COVID-19 sob a perspectiva empresarial em São Luís do Maranhão, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 15, n. 1, São Paulo, 2021.

WHITTINGTON, R. Estratégia após o Modernismo: Recuperando a Prática. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, p. 44-53, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

GONZATO RODRIGUES DOS SANTOS, N. C.; ROSA, A. C. da; MELZ, R. L. OS EFEITOS DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE MINTZBERG, AHLSTRAND E LAMPEL (2010) ADOTADAS POR DOIS EMPREENDEDORES GAÚCHOS: THE EFFECTS OF THE NEW CORONA VIRUS PANDEMIC: A STUDY OF THE STRATEGIES BY MINTZBERG, AHLSTRAND AND LAMPEL (2010) ADOPTED BY TWO ENTREPRENEURS GAÚCHO. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 11, n. 1, p. 193–210, 2022. DOI: 10.33362/visao.v11i1.2753. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2753. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos