COMPETÊNCIA GERENCIAL DO COORDENADOR UNIVERSITÁRIO DA REDE FEDERAL DO ACRE

MANAGEMENT COMPETENCE OF THE UNIVERSITY COORDINATOR OF THE FEDERAL NETWORK OF ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v11i2.2919

Resumo

As organizações públicas, independente da área de atuação, devem mobilizar seus recursos para buscar constantemente novas ferramentas de gestão que melhorem sua eficiência e eficácia. Desta forma, surge a preocupação com o desenvolvimento das competências gerenciais dos servidores públicos em cargos de gestão, incluindo as instituições de ensino superior, visto que os ocupantes destes cargos normalmente são oriundos das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Assim, o presente artigo tem como objetivo identificar as competências gerenciais presentes na função de coordenador de curso de bacharelado ou tecnólogo do Instituto Federal do Acre (IFAC), do ponto de vista do próprio coordenador, apontando as lacunas de competências identificadas. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, onde aplicaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 coordenadores de cursos do IFAC. Como resultado verificou-se que os papéis dos gestores como Diretor, Produtor, Mentor e Facilitador apresentaram lacunas de competências: desenvolver e comunicar a visão da organização, gerenciar o estresse, desenvolver os liderados e constituir equipes. As competências quanto à análise de informações com pensamento crítico e gerenciamento de forma multidisciplinar, dos papéis de Monitor e Coordenador, por não terem evidências claras, necessitam ser mais bem exploradas, pois podem indicar lacunas de competências. A partir destes resultados, a IFAC pode auxiliar o desenvolvimento dos coordenadores, elaborando um plano de desenvolvimento gerencial para coordenadores de curso superior, com vistas a alcançar a melhoria da eficácia da organização como um todo.

Palavras-Chave: Competência gerencial. Coordenador de curso superior. IFAC. Papéis dos gestores. Melhoria da eficácia.

 

Abstract: Public organizations, regardless of their activity area, must mobilize their resources to constantly seek new management tools that improve their efficiency and effectiveness. In this way, there is a concern with the managerial competencies’ development in management positions of public servants, including in higher education institutions. That happens because the occupants of these positions usually come from Teaching, Research, Extension, and Management activity. Thus, this article aims to identify the managerial competencies present in the role of the coordinator of a bachelor's or technologist course at the Federal Institute of Acre (IFAC), from the coordinators' point of view, pointing out the identified competence gaps. This research is a single case study, with a qualitative approach, where semi-structured interviews were conducted with 11 IFAC course coordinators. As a result, it was found that the managers' roles as Director, Producer, Mentor and Facilitator presented gaps in competencies: developing and communicating the organization vision, managing stress, developing those led and building teams. The competencies regarding the analysis of information with critical thinking and management in a multidisciplinary way, of the Monitor and Coordinator roles, do not have clear evidence. Because of it they need to be more analyzed, as they may indicate competence gaps. Based on these results, IFAC can assist in the coordinators' development, designing a management development plan for higher education coordinators, with a view to improving the effectiveness of the organization as a whole.

Keywords: Management competence. Higher course coordinator. IFAC. Managers' roles. Improved effectiveness.

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA, D.; GHEDINE, T.; FERNANDES NUNES, D. COMPETÊNCIA GERENCIAL DO COORDENADOR UNIVERSITÁRIO DA REDE FEDERAL DO ACRE: MANAGEMENT COMPETENCE OF THE UNIVERSITY COORDINATOR OF THE FEDERAL NETWORK OF ACRE. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 11, n. 2, p. 107–125, 2022. DOI: 10.33362/visao.v11i2.2919. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2919. Acesso em: 28 abr. 2024.

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Artigos