COMPETÊNCIA GERENCIAL DO COORDENADOR UNIVERSITÁRIO DA REDE FEDERAL DO ACRE
MANAGEMENT COMPETENCE OF THE UNIVERSITY COORDINATOR OF THE FEDERAL NETWORK OF ACRE
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v11i2.2919Resumo
As organizações públicas, independente da área de atuação, devem mobilizar seus recursos para buscar constantemente novas ferramentas de gestão que melhorem sua eficiência e eficácia. Desta forma, surge a preocupação com o desenvolvimento das competências gerenciais dos servidores públicos em cargos de gestão, incluindo as instituições de ensino superior, visto que os ocupantes destes cargos normalmente são oriundos das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Assim, o presente artigo tem como objetivo identificar as competências gerenciais presentes na função de coordenador de curso de bacharelado ou tecnólogo do Instituto Federal do Acre (IFAC), do ponto de vista do próprio coordenador, apontando as lacunas de competências identificadas. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, onde aplicaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 coordenadores de cursos do IFAC. Como resultado verificou-se que os papéis dos gestores como Diretor, Produtor, Mentor e Facilitador apresentaram lacunas de competências: desenvolver e comunicar a visão da organização, gerenciar o estresse, desenvolver os liderados e constituir equipes. As competências quanto à análise de informações com pensamento crítico e gerenciamento de forma multidisciplinar, dos papéis de Monitor e Coordenador, por não terem evidências claras, necessitam ser mais bem exploradas, pois podem indicar lacunas de competências. A partir destes resultados, a IFAC pode auxiliar o desenvolvimento dos coordenadores, elaborando um plano de desenvolvimento gerencial para coordenadores de curso superior, com vistas a alcançar a melhoria da eficácia da organização como um todo.
Palavras-Chave: Competência gerencial. Coordenador de curso superior. IFAC. Papéis dos gestores. Melhoria da eficácia.
Abstract: Public organizations, regardless of their activity area, must mobilize their resources to constantly seek new management tools that improve their efficiency and effectiveness. In this way, there is a concern with the managerial competencies’ development in management positions of public servants, including in higher education institutions. That happens because the occupants of these positions usually come from Teaching, Research, Extension, and Management activity. Thus, this article aims to identify the managerial competencies present in the role of the coordinator of a bachelor's or technologist course at the Federal Institute of Acre (IFAC), from the coordinators' point of view, pointing out the identified competence gaps. This research is a single case study, with a qualitative approach, where semi-structured interviews were conducted with 11 IFAC course coordinators. As a result, it was found that the managers' roles as Director, Producer, Mentor and Facilitator presented gaps in competencies: developing and communicating the organization vision, managing stress, developing those led and building teams. The competencies regarding the analysis of information with critical thinking and management in a multidisciplinary way, of the Monitor and Coordinator roles, do not have clear evidence. Because of it they need to be more analyzed, as they may indicate competence gaps. Based on these results, IFAC can assist in the coordinators' development, designing a management development plan for higher education coordinators, with a view to improving the effectiveness of the organization as a whole.
Keywords: Management competence. Higher course coordinator. IFAC. Managers' roles. Improved effectiveness.
Referências
ADAMSON, B.; DIXON, M.; TOMAN, N. Why Individuals No Longer Rule on Sales Teams. Harvard Business Review, 2014.
ALVES, M. C. O.; GHEDINE, T. Gestão por competência em uma rede de educação básica confessional. Revista Ciências Administrativas, v. 28, p. e11881, 2022.
ALVES, N. S. C.; LUZ, T. R. da. Competências gerenciais dos coordenadores dos cursos de administração e de ciências contábeis de uma universidade pública mineira: O que pensam os discentes? In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, 14., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2014.
BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C. de.; CASSUNDÉ, F. R. de S. A. Competências gerenciais (esperadas versus percebidas) de professores-gestores de instituições federais de ensino superior: Percepções dos professores de uma Universidade Federal. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 439–473, 2016.
BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C. de.; CASSUNDÉ, F. R. de S. A. A interação entre o papel de professor-gestor e competências gerenciais: Percepções dos professores de uma Universidade Federal. Revista Organizações em Contexto, v. 12, n. 23, p. 287–325, 2016a.
BARBOSA, M. A. C.; PAIVA, K. C. M. de; MENDONÇA, J. R. C. de. Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 84, p. 100–121, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BECKER, G. V.; DUTRA, J. S.; RUAS, R. Competências: conceitos, métodos e experiências. In: DUTRA, J. S.; FLEURY, M. T. L; RUAS, R. (Org.). Competências: Conceitos, Métodos e Experiências. 1. ed. São Paulo-SP: Atlas, 2013.
BELASEN, A. T.; FRANK, N. M. The perceptions of human resource managers of the shifting importance of managerial roles in downsizing organizations. International Journal of Human Resources Development and Management, 4(2), 144-163, 2004.
CASCAIS, B. F. A.; LEMOS, D. da C. Avaliação de competências gerenciais: projeto piloto na diretoria-geral administrativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. In: XLIV Encontro da ANPAD, 44., 2020, Online. Anais... Maringá: ANPAD, 2020. p. 1– 15.
CASSOL, A.; RUAS, R. L.; RAMOS, F. M.; MARQUE, D. de A.; ZANINI, C. Competências gerenciais relevantes para a atuação do administrador: Uma análise comparativa entre as percepções de gestores organizacionais e de estudantes no Estado de Santa Catarina. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 6, n. 3, p. 15–32, 2017.
CASTRO JÚNIOR, D. F. L. de C.; DELUCA, M. A. M.; BARP, A. D.; SOUZA, I. M. de; ABREU, J. C. de. Competências gerenciais: estudo das funções da coordenação de curso superior em administração. RECC- Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 6, n. 2358–7083, p. 16–29, 2020.
CLARCK, L. Organizations need to focus on three pillars of specific skills and capabilities. Harvard Business Review, 1–3, 2020.
CLARK, D. Staying Visible When Your Team Is in the Office… But You’ re WFH. Harvard Business Review, 1–6, 2021.
COMIN, L. C.; SEVERO, E. A.; AGNOL, C. F. D.; MEDEIROS, L. S. de; GUIMARÃES, J. C. F. de. Competências gerenciais: uma perspectiva dos gestores das empresas do agronegócio. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, n. 2, p. 232–247, 2017.
DUTRA, J. S. Gestão de pessoas. 1. ed. São Paulo - SP: Atlas, 2002.
EISENDHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review. v .14, n.4, pp. 532-550, 1989.
FEITOSA, L. P. D. A.; VILLARDI, B. Q. Gestor, eu? Do? Sacrifício? À? Realização de um projeto coletivo?: Significados sobre aprender competências gerenciais na pós-graduação de uma universidade pública. In: ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD 2020, 44., 2020, Online. Anais... Maringá: ANPAD, 2020. p. 1–21.
FERREIRA, J. M. P.; PAIVA, K. C. M. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza, CE. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n. 2, p. 681–702, 2017.
FLECK, C. F.; PEREIRA, B. A. D. Professores e gestores: análise do perfil das competências gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS, Brasil. Revista O&S, v. 18, p. 285–301, 2011.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências. Um quebra-cabeça caleidoscópio da Indústria Brasileira. 3. ed. São Paulo - SP: Atlas, 2004.
FREITAS, P. F. P. de.; ODELIUS, C. C. Escalas de competências gerenciais do setor público: Auto e heteroavaliação. In: Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019, 43., 2019, São Paulo. Anais... Maringá: ANPAD, 2019. p. 1–17, 2019.
FREITAS, P. F. P. de; ODELIUS, C. C. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. Cad. EBAPE.BR, v. 16, n. 1, p. 35–49, 2018.
GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa e sua Utilização em Administração de Empresas. In: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 65-71, 1995.
GROYSBERG, B.; BADEN, K. C. The Covid Two-Step for Leaders: Protect and Pivot. Harvard Business Review, 1–8, 2020.
LARSON, B. Z.; VROMAN, S. R.; MAKARIUS, E. E. A Guide to Managing Your (Newly) Remote Workers. Harvard Business Review, 1–8, 2020.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo A Competência Dos Profissionais. 1. ed. Porto Alegre - RS: Artmed, 2003.
MCCLELLAND, D. C.; WINTER, D. G.; LARRERE, J.; NATHAN, M. Identifying competencies with behavioral-event interviews. Psychological Science, 9(5), 331–339, 1998.
MOLLOY, J. Strong Leadership Skills Make All the Difference. Harvard Business Review, 1–5, 2021.
MONTEIRO, L. B. de M.; PANTOJA, M. J. Competências Gerenciais: O Caso da Polícia Rodoviária Federal. In: Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho - EnGPR 2015, 5., 1994, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2015. p. 1–24.
MOREIRA, M. A. D. B. As competências gerenciais na percepção de seus gestores no contexto do programa estadual DST/Aids São Paulo. 2016. 69 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2016.
NASCIMENTO, F. D. S.; SANTIAGO, C. F. D. B. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de graduação de uma instituição de ensino superior. In: XXI SEMEAD Seminários em Administração, 21., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA-USP, 2018. p. 325–337.
NEELEY, T. Remote Work Revolution: Succeeding from Anywhere. In Nova York: Harper Business, 2021.
OLIVEIRA, A. P. C. Competências gerenciais de coordenadores de curso de instituições de ensino superior públicas. In: Encontro da ANPAD - EnANPAD, 43., 2019, São Paulo. Anais... Maringá: ANPAD, 2019. p. 1–17.
OLIVEIRA, A. P. C. Competências gerenciais de professores-gestores do ensino superior: Um estudo comparativo entre coordenadores de instituições públicas e privadas de Belo Horizonte (MG). 2018. 146 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
OLIVEIRA, A. P. C.; SILVEIRA, V. N. S. Competências gerenciais de gestores de startups de Belo Horizonte (MG). In: EnANPAD 2018, 42., 2018, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2018. p. 1–17.
PAIXÃO, R. C. O perfil do coordenador de curso: Competências para um gestor acadêmico Recife. 2019. 86 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
PALMEIRAS, J. D. B.; SZILAGYI, R. S. Perfil e competências necessários para um coordenador de curso na percepção dos gestores e funcionários de uma IES. In: Colóquio internacional sobre gestão universitária na América do Sul e congresso internacional IGLU - Gestão Universitária, Cooperação Internacional e Compromisso Social, 11. e 2., 2011, Palhoça. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011. p. 1–18.
PARKER, S. K.; KNIGHT, C.; KELLER, A. Remote Managers Are Having Trust Issues. Harvard Business Review, 1–11, 2020.
PIANESE, T.; ERRICHIELLO, L.; CUNHA, J. V. Organizational control in the context of remote working: A synthesis of empirical findings and a research agenda. European Management Review, 1-101, 2022.
PINHO, A. P. M.; SILVA, M. R. R.; SOUZA, M. F. de P. R.; LAZARO, J. C. Inovações Gerenciais em Evidência: Uma Análise baseada na Percepção de Gestores. Revista Ciências Administrativas, v. 27, n. 1, p. 1–15, 2021.
POLLARD, C. UN Competency Development - A Practical Guide. In United Nation, 2010.
QUINN, R. E.; FAERMAN, S. R.; THOMPSON, M. P.; MCGRATH, M. Competências Gerenciais: Princípios e aplicações. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elservier, 2003.
REISCH, F. A. M. Trilhas de aprendizagem e o desenvolvimento de competências gerenciais: um estudo de caso no Instituto Federal Catarinense 86 – IFC. 2019. 212 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina., Florianópolis, 2019.
REISCH, F. A. M.; DALMAU, M. B. L. Mapeamento de competências gerenciais: Um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 1, p. 102–131, 2021.
RUAS, R. L. Gestão por competência: uma contribuição para a estratégia das organizações. In: RUAS, R.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. et al. (Org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. 1. ed. Porto Alegre - RS: Bookman, 2005.
RUAS, R. L.; ANTONELLO, C.; BOFF, L. H. Aprendizagem organizacional e competências: os novos horizontes da gestão. Research Gate, p. 1–26, 2005.
SEABRA, A. L. C.; PAIVA, K. C. M. de; LUZ, T. R. da. Competências gerenciais de coordenadoras de cursos de graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 68, n. 5, p. 890–898, 2015.
SILVA, L. H. da. Atuação do líder no desenvolvimento de competências Coletivas: um estudo de caso no núcleo de criação do grupo LUNELLI. 2020. 185 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2020.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre - RS: Penso, 2016.
YUKL, G. Leadership in organizations. 8. ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall, 2013.
ZARIFIAN, P. Objetivo Competências: Por uma nova lógica. 1. ed. São Paulo - SP: Atlas, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Fernandes Nunes, Dion Alves de Oliveira, Tatiana Ghedine
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).