A PERCEPÇÃO DOS LÍDERES SOBRE A POTENCIALIDADE DE GERAR INTRAEMPREENDEDORISMO EM BANCOS PÚBLICOS DO RIO GRANDE DO SUL
THE PERCEPTION OF LEADERS ABOUT POTENTIALITY OF GENERATING ENTREPRENEURSHIP IN PUBLIC BANKS IN RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v12i1.3040Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos líderes sobre as práticas organizacionais em bancos públicos do Rio Grande do Sul, que geram o desenvolvimento de um ambiente intraempreendedor. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Líderes do setor bancário em atividade profissional no sul do Brasil responderam ao Instrumento de Avaliação do Empreendedorismo Corporativo, o CEAI (KURATKO; HORNSBY; COVIN, 2014), que foi complementado com duas perguntas abertas sobre a percepção de práticas que aprimoram ou fragilizam o intraempreendedorismo em seu ambiente de trabalho. Somando às informações qualitativas, também foi realizada uma entrevista com uma gerente de educação corporativa de uma das instituições pesquisadas. Os dados quantitativos foram tratados pela análise da estatística descritiva e inferencial, enquanto aos qualitativos aplicou-se a Análise de Conteúdo. Entre os principais resultados, destaca-se que as dimensões recompensa/reforço e discrição no trabalho foram as mais reconhecidas pelos líderes nas práticas organizacionais que aprimoram as atividades intraempreendedoras. O apoio da gestão foi reconhecido, bem como foram apontadas as dificuldades quando há esta falta de apoio. Os líderes percebem o empoderamento para o desenvolvimento de suas ideias com fragilidades nos fatores relacionados ao apoio e ao investimento institucional para a sua continuidade. As maiores oportunidades estão relacionadas à disponibilidade de tempo e aos limites organizacionais. O dinamismo organizacional bancário pode ser caracterizado por especificações de trabalho que inibem a flexibilidade necessária para aprimorar as práticas intraempreendedoras. O estudo apresenta limites em relação às características das instituições bancárias pesquisadas, podendo também ser tema para futuras pesquisas a investigação em bancos privados, além de um estudo mais aprofundado sobre a percepção dos liderados em relação ao tema do intraempreendedorismo.
Palavras-Chave: Intraempreendedorismo. Setor bancário. Liderança.
Abstract: This study aims to analyze the perception of leaders about organizational practices in public banks in Rio Grande do Sul, which generate the development of an intrapreneurial environment. The research was developed with quantitative and qualitative approaches. Leaders of the banking sector in professional activity in southern Brazil responded to the Corporate Entrepreneurship Assessment Instrument, CEAI (KURATKO; HORNSBY; COVIN, 2014), which was complemented with two open questions about the perception of practices that improve and weaken intrapreneurship in your work environment. In addition to the qualitative information, an interview was also conducted with a corporate education manager from one of the institutions surveyed. Quantitative data were treated by the analysis of descriptive and inferential statistics, while qualitative data was applied by Content Analysis. Among the main results, it is highlighted that the dimensions reward / reinforcement and discretion at work were the most recognized by leaders in organizational practices that enhance intrapreneurial activities. Management support was acknowledged, but with an outstanding result. Leaders perceive the empowerment to develop their ideas with weaknesses in the factors related to support and institutional investment for their continuity. The greatest opportunities are related to the availability of time and organizational limits. Banking organizational dynamism can be characterized by job specifications that inhibit the flexibility needed to improve intrapreneurial practices. The study presents its limits in relation to the characteristics of the banking institutions surveyed, and may also be the subject for future research to investigate private banks and also a more in-depth study on the perception of those led in relation to the theme of intrapreneurship.
Keywords: Intrapreneurship. Banking sector. Leadership.
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