A PERCEPÇÃO DOS LÍDERES SOBRE A POTENCIALIDADE DE GERAR INTRAEMPREENDEDORISMO EM BANCOS PÚBLICOS DO RIO GRANDE DO SUL

THE PERCEPTION OF LEADERS ABOUT POTENTIALITY OF GENERATING ENTREPRENEURSHIP IN PUBLIC BANKS IN RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v12i1.3040

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos líderes sobre as práticas organizacionais em bancos públicos do Rio Grande do Sul, que geram o desenvolvimento de um ambiente intraempreendedor. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Líderes do setor bancário em atividade profissional no sul do Brasil responderam ao Instrumento de Avaliação do Empreendedorismo Corporativo, o CEAI (KURATKO; HORNSBY; COVIN, 2014), que foi complementado com duas perguntas abertas sobre a percepção de práticas que aprimoram ou fragilizam o intraempreendedorismo em seu ambiente de trabalho. Somando às informações qualitativas, também foi realizada uma entrevista com uma gerente de educação corporativa de uma das instituições pesquisadas. Os dados quantitativos foram tratados pela análise da estatística descritiva e inferencial, enquanto aos qualitativos aplicou-se a Análise de Conteúdo. Entre os principais resultados, destaca-se que as dimensões recompensa/reforço e discrição no trabalho foram as mais reconhecidas pelos líderes nas práticas organizacionais que aprimoram as atividades intraempreendedoras. O apoio da gestão foi reconhecido, bem como foram apontadas as dificuldades quando há esta falta de apoio. Os líderes percebem o empoderamento para o desenvolvimento de suas ideias com fragilidades nos fatores relacionados ao apoio e ao investimento institucional para a sua continuidade. As maiores oportunidades estão relacionadas à disponibilidade de tempo e aos limites organizacionais. O dinamismo organizacional bancário pode ser caracterizado por especificações de trabalho que inibem a flexibilidade necessária para aprimorar as práticas intraempreendedoras. O estudo apresenta limites em relação às características das instituições bancárias pesquisadas, podendo também ser tema para futuras pesquisas a investigação em bancos privados, além de um estudo mais aprofundado sobre a percepção dos liderados em relação ao tema do intraempreendedorismo.

Palavras-Chave: Intraempreendedorismo. Setor bancário. Liderança.

 

Abstract: This study aims to analyze the perception of leaders about organizational practices in public banks in Rio Grande do Sul, which generate the development of an intrapreneurial environment. The research was developed with quantitative and qualitative approaches. Leaders of the banking sector in professional activity in southern Brazil responded to the Corporate Entrepreneurship Assessment Instrument, CEAI (KURATKO; HORNSBY; COVIN, 2014), which was complemented with two open questions about the perception of practices that improve and weaken intrapreneurship in your work environment. In addition to the qualitative information, an interview was also conducted with a corporate education manager from one of the institutions surveyed. Quantitative data were treated by the analysis of descriptive and inferential statistics, while qualitative data was applied by Content Analysis. Among the main results, it is highlighted that the dimensions reward / reinforcement and discretion at work were the most recognized by leaders in organizational practices that enhance intrapreneurial activities. Management support was acknowledged, but with an outstanding result. Leaders perceive the empowerment to develop their ideas with weaknesses in the factors related to support and institutional investment for their continuity. The greatest opportunities are related to the availability of time and organizational limits. Banking organizational dynamism can be characterized by job specifications that inhibit the flexibility needed to improve intrapreneurial practices. The study presents its limits in relation to the characteristics of the banking institutions surveyed, and may also be the subject for future research to investigate private banks and also a more in-depth study on the perception of those led in relation to the theme of intrapreneurship.

Keywords: Intrapreneurship. Banking sector. Leadership.

Biografía del autor/a

Patrícia Patrícia Martins Fagundes Cabral, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Profesora e Investigadora del PPG en Gestión y Negocios de la Unisinos, donde coordina el Grupo de Investigación en Liderazgo y Gestión de Personas. Psicóloga (Unisinos). Maestría en Administración (PUC-Rio). Doctora en Psicología (PUCRS). Especialista en Coaching Ontológico Empresarial (Universidad San Sebastián – Chile). Consultor en las áreas de comportamiento organizacional y gestión de personas, con más de 25 años de experiencia en Desarrollo de Liderazgo.

José Carlos Freitas Junior, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doctorado en Administración de Empresas por el PPGA de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, con período como Investigador Visitante en la Universidad Simon Fraser (Vancouver-CA). Máster en Administración por la Universidad de Vale dos Sinos (UNISINOS) y Máster en Operaciones Militares por la Escuela de Perfeccionamiento de Oficiales del Ejército (EsAO). Licenciado en Ciencias Militares por la Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), tiene especialización en Administración de Empresas por la FGV, Profesor e Investigador del PPG en Unisinos de Gestión y Negocios. Temas de interés: Gestión de Personas; Proceso de toma de decisiones; Liderazgo; Tecnologías de la Información, Capacidades Digitales y Capacidad de la Información.

Gabriela Souza Pezzi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Consultor Independiente, Mentor y Coaching. Máster en Gestión Empresarial (Unisinos/Poitiers), Profesor Invitado en Unisinos -MBA en Liderazgo. 18 años de experiencia como ejecutivo en el área de gestión de personas. Tiene especialización en Gestión Empresarial (Fundação Dom Cabral) y Gestión Estratégica en RRHH (UFRGS), Especialista en Coaching Ejecutivo Organizacional Ontológico - FIACE (Federação Iberoamericana de Coaching Ejecutivo), Licenciado en Psicología (PUCRS).

Cíntia de David David, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Post-Doctorado Junior por el CNPq, con el ICTA (Instituto de Ciencia y Tecnología de Alimentos) en la UFRGS (2012-2013). Postdoctorado en Biotecnología con beca DOCFIX (CAPES-FAPERGS), en PPGMAA-UFRGS (2012-2016). Estudiante de psicología en la Universidad de Vale dos Sinos y becaria de iniciación científica - PIBITI/CNPq - en el PPG en Gestión y Negocios, en el proyecto de investigación Coaching en el Desarrollo del Liderazgo: un estudio sobre esta práctica en Brasil.

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Publicado

2023-02-17

Cómo citar

PATRÍCIA MARTINS FAGUNDES CABRAL, P.; FREITAS JUNIOR, J. C. .; SOUZA PEZZI, G.; DAVID, C. de D. A PERCEPÇÃO DOS LÍDERES SOBRE A POTENCIALIDADE DE GERAR INTRAEMPREENDEDORISMO EM BANCOS PÚBLICOS DO RIO GRANDE DO SUL: THE PERCEPTION OF LEADERS ABOUT POTENTIALITY OF GENERATING ENTREPRENEURSHIP IN PUBLIC BANKS IN RIO GRANDE DO SUL. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 12, n. 1, p. 74–92, 2023. DOI: 10.33362/visao.v12i1.3040. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3040. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos