Pesquisa Transformativa do Consumidor (TCR) na evolução do comportamento do consumidor
Transformative Consumer Research (TCR) in the evolution of consumer behavior
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v14i1.3682Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Pesquisa Transformativa do Consumidor, EpistemologiaResumo
Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar estudos sobre a relação da pesquisa transformativa do consumidor na evolução do comportamento do consumidor. Como método este estudo caracteriza-se como artigo teórico exploratório/descritivo, com pesquisa documental e bibliográfica. Para o embasamento teórico dos estudos sobre comportamento do consumidor e pesquisa transformativa do consumidor foram escolhidos os textos utilizados na Web Of Science de janeiro a junho 2022. A análise foi realizada fazendo uma discussão sobre a relação entre os temas comportamento do consumidor e pesquisa transformativa do consumidor. Os dados evidenciam que, apesar do campo apresentar diversas teorias, o paradigma positivista continua ser o preponderante. Porém, observa-se estudos que se enquadram em outras correntes epistemológicas como a pluralidade de teorias e métodos, nos quais vêm a Pesquisa Transformativa do Consumidor-TCR na pós-modernidade. Conclui-se, portanto, que objetivo foi atingido, no entanto, ainda precisam de mais estudos sobre a TCR e o comportamento do consumidor, gerando perspectivas futuras sobre as temáticas.
Palavras-Chave: Comportamento do Consumidor. Pesquisa Transformativa do Consumidor. Epistemologia.
Abstract:
This theoretical essay aims to present studies on the relationship between transformative consumer research and the evolution of consumer behavior. As a method, this study is characterized as an exploratory/descriptive theoretical article, with documentary and bibliographical research. For the theoretical basis of studies on consumer behavior and transformative consumer research, the texts used in the Web Of Science January–June 2022 were chosen. The analysis was carried out by discussing the relationship between the themes of consumer behavior and transformative consumer research. The data show that, despite the field presenting several theories, the positivist paradigm continues to be the predominant one. However, there are studies that fit into other epistemological currents such as the plurality of theories and methods, in which the Transformative Consumer Research-TCR in post-modernity. It is concluded, therefore, that the objective was achieved, however, further studies on TCR and consumer behavior are still needed, generating future perspectives on the themes.
Keywords: Consumer Behavior. Transformative Consumer Research. Epistemology.
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