A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS NA GESTÃO DE PESSOAS DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v8i2.1965

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Educação Continuada, Serviços de Saúde,

Resumo

Tendo em vista a importância da gestão de pessoas para as organizações de saúde brasileira e as recentes colaborações organizacionais para a criação e manutenção de ações educativas nestes cenários este estudo tem como objetivo identificar a influência da educação continuada em saúde (ECS) ou educação permanente em saúde (EPS) na Gestão de Pessoas nos Serviços de Saúde brasileiros. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de 22 artigos completos, das bases BDENF, SCIELO, LILACS e MEDLINE, publicados em português, a partir dos descritores controlados “Education, Continuing”, “Personnel Management” e “Health”. Foi possível identificar aumento da publicação científica sobre a temática e cinco núcleos de sentido, a saber: O foco da EPS é a pessoa que trabalha; O inefável Apoio Institucional; ECS/EPS como instrumento de Gestão; Políticas de Gestão de Pessoas; Emersão da Saúde do trabalhador através da EPS.

Palavras-Chave: Gestão de Pessoas. Educação Continuada. Serviços de Saúde.

 

THE INFLUENCE OF EDUCATIONAL ACTIONS IN HEALTH INSTITUTIONS PERSONNEL MANAGEMENT

Abstract: Considering the importance of personnel management for Brazilian health organizations and the recent organizational collaborations to create and maintain educational actions in these scenarios, this study aims to identify the influence of continuing education or permanent education in health personnel management in the Brazilian Health Services. It is an integrative literature review of 22 complete articles, from the databases BDENF, SCIELO, LILACS and MEDLINE, published in Portuguese, summarized from the controlled descriptions "Education, Continuing", "Personnel Management" and "Health". It was identified an increase in the scientific publication on this subject and five nuclei of meaning, called: The focus of EPS is the work person; The ineffable Institutional Support; ECS/EPS as a management tool; Personnel Management Policies; Emersion of Workers' Health through EPS.

Keywords: Education Continuing. Personnel Management. Health Services.

Referências

ADORNO, Alexandrina Maria Nogueira Guerra et al. Gestão hospitalar como ferramenta do cuidado. Rev. enferm. UFPE on line, Pernambuco, v. 11, n. 8, 2017, p. 3143-50. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/110220/22135> Acesso em 08 abr 2019.

ANDRADE, Selma Regina; MEIRELLES, Betina Hörner Schlindwein; LAZONI, Gabriela Marcellino de Melo. Educação permanente em saúde: atribuições e deliberações à luz da Política Nacional e do Pacto de Gestão. Mundo saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, 2011, p. 373-381. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/educacao_permanente_saude_atribuicoes_deliberaco_pacto_gestao.pdf> Acesso em 08 abr 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2009.

BRASIL, Lina Sandra Barreto; HADDAD, Ana Estela. O modelo pedagógico da universidade aberta do sus e o seu alinhamento com a educação permanente e as competências profissionais em saúde. EmRede: Rev. Educ. a Dist., Rio Grande do Sul, v. 4, n. 1, 2017, p. 38-51. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/243/254> Acesso em 04 abr 2019.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CARDOSO, Ivana Macedo. "Rodas de educação permanente" na atenção básica de saúde: analisando contribuições.Saúde Soc, São Paulo, v. 21, n. 1, 2012, p. 18-28. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v21s1/02.pdf> Acesso em 08 abr 2019.

COELHO E SILVA, Lais Marques et al. Implementação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade segundo gestores da Atenção Básica de São Paulo. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 30, n. 4, 2017, p. 397-403. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v30n4/0103-2100-ape-30-04-0397.pdf> Acesso em 08 abr 2019.

COSTA, Daniele Bernardi da et al. Custo de educação continuada para equipe de enfermagem de um hospital universitário público. Rev. eletrônica enferm., Goiás, v. 14, n. 2, 2012, p. 257-66. Disponível em: <https://www.fen.ufg.br/revista/v14/n2/v14n2a05.htm> Acesso em 08 abr 2019.

DUARTE, Maria de Lourdes Custódio; OLIVEIRA, Aládia Inês de. Compreensão dos coordenadores de serviços de saúde sobre educação permanente. Cogitare enferm., Paraná, v. 17, n. 3, 2012, p. 506-12. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/29292/19042> Acesso em 08 abr 2019.

FALKENBERG, Mirian Benites el al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 19, n.3, 2014, p. 847-852. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00847.pdf> Acesso em 08 abr 2019.

FERRAZ, Fabiane et al. Gestão de recursos financeiros da educação permanente em saúde: desafio das comissões de integração ensino-serviço. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, 2013, p. 1683-93. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v18n6/20.pdf> Acesso em 08 abr 2019.

FERRAZ, Fabiane et al. Educação permanente no trabalho como um processo educativo e cuidativo do sujeito-cuidador. Rev Gaucha Enferm., Rio Grande do Sul, v. 27, n. 3, 2006, p. 344-50. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4622/2634> Acesso em 08 abr 2019.

FIGUEIREDO, Eluana Borges Leitão de et al. The Pororoca effect on permanent education in health: about the interaction research-work. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, n. 4, 2018, p. 1768-73. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v71s4/pt_0034-7167-reben-71-s4-1768.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

LIMA, Sayonara Arruda Vieira; ALBUQUERQUE, Paulette Cavalcanti e WENCESLAU, Leandro David. Educação permanente em saúde segundo os profissionais da gestão de Recife, Pernambuco. Trab. educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2014, p. 425-441. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v12n2/a12v12n2.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

LIMA, Antônio Fernandes Costa; KURCGANCT, Paulina. Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem. Rev Bras Enferm., Brasília, v. 62, n. 2, 2009, p. 234-9. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n2/a10v62n2.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

MACHADO, Jacinta de Fátima Franco Pereira et al. Educação Permanente no cotidiano da Atenção Básica no Mato Grosso do Sul. Saúde debate, Rio de Janeiro, n. 39, n. 104, 2015, p. 102-113. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v39n104/0103-1104-sdeb-39-104-00102.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

MCHUGH, Mary L. Interrater reliability: the kappa statistic. Biochem Med., Croácia, v. 22, n. 3, p. 276-82, 2012. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23092060> Acesso em 08 abr 2019.

MEDEIROS, Sandra Marcia Alves.; GOUVÊA, Mônica Villela. Gestão hospitalar e educação permanente: um estudo descritivo e exploratório. Rev. enferm. UFPE on line, Pernambuco, v. 11, n. 12, 2017, p. 5150-2. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/25182/25377> Acesso em 08 de abr 2019.

MELNYK, Bernadette Mazurek; FINEOUT-OVERHOLT, Ellen. Making the case for evidence-based practice. In: Evidencebased practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins, 2005. p. 3–24. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21162429> Acesso em 08 de abr 2019.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa : método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem Integrative literature review : a research. Texto Contexto Enferm., Santa Catarina, v. 17, n. 4, p. 758–64, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

MENDONZA, Fernanda de Freitas; NUNES, Elisabete de Fátima Polo de Almeida. Necessidades e dificuldades de tutores e facilitadores para implementar a política de educação permanente em saúde em um município de grande porte no estado do Paraná, Brasil. Interface comun. saúde educ., São Paulo, v. 15, n. 38, 2011, p. 871-72. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n38/20.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

MISHIMA, Silvana Martins. et al. Perspectiva dos gestores de uma região do estado de São Paulo sobre educação permanente em saúde. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 49, n. 4, 2015, p. 665-673. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n4/pt_0080-6234-reeusp-49-04-0665.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. BMJ, Reino Unido, v. 9, n. 7, 2009. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2714657>. Acesso em 08 de ab 2019.

MOTTA LINO, Mônica. et al. A realidade da Educação Continuada na Enfermagem nos Serviços Públicos de Saúde de Florianópolis. Online Brazilian Journal of Nursing, Santa Catarina, v. 6, n. 0, 2007, pp. 75-85. Disponível em: <http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/619/147> Acesso em 08 de abr 2019.

MUROFUSE, Neide Tiemi et al. Diagnóstico da situação dos trabalhadores em saúde e o processo de Formação no polo regional de educação permanente em saúde. Rev Latino-am Enfermagem, São Paulo, v. 17, n. 3, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n3/pt_06.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

SANTOS, Adriano Maia dos et al. Desafios à gestão do trabalho e educação permanente em saúde para a produção do cuidado na estratégia saúde da família. Rev. APS, Minas Gerais, v. 18, n. 1, 2015, p. 39-49. Disponível em: <http://ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/view/15469/8134> Acesso em 31 mar 2019.

SARDINHA PEIXOTO, Letícia et al. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enfermeria Global, Espanha, v. 29, 2013, p. 324-340. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v12n29/pt_revision1.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

SILVA, Nathália dos Santos et al. Desenvolvimento de recursos humanos para atuar nos serviços de saúde mental. Texto context enferm., Santa Catarina, v. 22, n. 4, 2013, p. 1142-51. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n4/33.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

STRUCHINER, Miriam; ROSCHKE, Maria Alice; RICCIARDI, Regina Maria Vieira. Formação permanente, flexível e a distância pela Internet: Curso de Gestão Descentralizada de Recursos Humanos em Saúde. Pan Am J Public Health, v. 11, n. 3, 2002, p. 158-65. Disponível em: <https://www.scielosp.org/pdf/rpsp/2002.v11n3/158-165/pt> Acesso em 08 de abr 2019.

VENDRUSCOLO, Carine et al. A inserção da universidade no quadrilátero da educação permanente em saúde: relato de experiência. Texto context enferm, Santa Catarina, v. 25, n. 1, 2016, p. e2530013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n1/0104-0707-tce-25-01-2530013.pdf> Acesso em 31 mar 2019.

VIEIRA, Ana Paula Mirarchi; KURCGANT, Paulin. Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem: elementos constitutivos segundo percepção de enfermeiros. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 23, n. 1, 2010, p. 11-5. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n1/02.pdf> Acesso em 08 de abr 2019.

WHITTEMORE, Robin.; KNAFL, Kathleen. The integrative review : updated methodology. Journal of Advanced Nursing, Reino Unido, v. 52, n. 5, p. 546–553, 2005. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x> Acesso em 08 de abr 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

MIRANDA, F. M. de; ALVARES, P. L.; PETRONI, C. E. G. A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS NA GESTÃO DE PESSOAS DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 8, n. 2, p. 29–45, 2019. DOI: 10.33362/visao.v8i2.1965. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1965. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos