RELATO DE EXPERIÊNCIA DIANTE DO USO DA METODOLOGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO DO ARCO DE MAGUIREZ
PROBLEMAS FRENTE AO ESPAÇO ESCOLAR, A DOCÊNCIA E A GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v11i1.3281Palavras-chave:
Arco de Maguirez, Problematização, ProblemaResumo
Este trabalho é um relato de experiência sobre a aplicação de um projeto de intervenção realizado mediante a metodologia da problematização do arco de Maguerez. O intuito foi desenvolver habilidades para realizar um projeto e também para modificar os problemas práticos encontrados na escola investigada. O objetivo deste estudo é tentar elucidar os desafios encontrados pelos pesquisadores mediante a observação da realidade por meio do arco de Maguerez. Quanto a metodologia, classificamos o estudo em sua abordagem como qualitativo, de objetivo exploratório, de natureza aplicada por meio de uma pesquisa de campo. O relato de experiência foi a técnica utilizadas para descrever o acontecido. Após a observação, consideramos três aspectos importantes a serem aprimoradas na escola, são elas: espaços ou ambientes, corpo docente e gestão escolar. Sobre elas, podemos destacar, A falta de comunicação entre professor-professor e professor-secretaria; A falta de exposição de trabalhos, paredes muito brancas e apáticas, sem troca de informações e atividades entre as salas e, para com os outros sujeitos da escola; Pouca área verde na escola, com 4 árvores ao todos e canteiros nas áreas abertas, mas sem nenhum espaço que contribua com lições mais intensas com meio ambiente e possam servir como lugar de relaxamento de estudantes e professores; A direção escolar não entra em contato com os estudantes, somente em situações conflitantes. Por fim, espera-se que a comunidade escolar possa refletir sobre a ação e modificar (se possível) a realidade para melhor.
Referências
CARITA, Ana; FERNANDES, Graça. Indisciplina na sala de aula: como prevenir? Como remediar? v. 5, Editora Presença, Viseu, 1997.
DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003. 255p.
FILHO, Luciano Mendes de Faria; VIDAL, Diana Gonçalvez. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Coralina (GO), 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FOUCAULT, Michel. De espaços outros. Estudos avançados, v. 27, n. 79, 2013.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Editora Vozes, Petrópolis, 1987.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, v. 26, n. 2, mai. 1997. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ci/a/PxZcVBPnZNxv7FVcHfgMNBg/#>. Acesso em: 30 de
out. 2023.
NÓVOA, Antônio. Professor se forma na Escola. Nova Escola on-line, n. 142, mai., 2001.
OLIVEIRA, Wilandia Mendes de. UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista INESUL, 2009.
OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de Literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de pesquisas: São Paulo - SP, v.48, n. 169, p. 876-900 jul./set. 2018.
RIBEIRO, Solange Lucas. Espaço escolar um elemento (in)visível no currículo. Sitientibus, Feira de Santana, n. 31, p. 103-118, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/31/espaco_escolar.pdf>. Acesso em: 30 out. 2023.
SCHMITZ, Lenir Luft. Paradigmas do conhecimento: os percursos e descaminhos da
educação ao longo da história. Revista Divisa, Fai Faculdade de Itapiranga. n. 4, v. 3, p. 77-82. jul./dez, 2006.
SCHOLOCHUSKI, Virginia do Carmo Pabst. Discutindo a hora-atividade dos professores através de um breve levantamento bibliográfico. In: Anais do Educere - XIII Congresso Nacional da Educação, 2017.
SCHLICKMANN, Luciane; SCHMITZ, Lenir Luft. DA ESCOLA TRADICIONAL Á ESCOLA CONTEMPORÂNEA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR. Trabalho de conclusão de curso apresentado a FAI Faculdades para obtenção do título de pedagoga. 2023.
VIÑAO Frago, A. Historia de la educación e historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, p. 63-82, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).