RELATO DE EXPERIÊNCIA DIANTE DO USO DA METODOLOGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO DO ARCO DE MAGUIREZ

PROBLEMAS FRENTE AO ESPAÇO ESCOLAR, A DOCÊNCIA E A GESTÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v11i1.3281

Palavras-chave:

Arco de Maguirez, Problematização, Problema

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre a aplicação de um projeto de intervenção realizado mediante a metodologia da problematização do arco de Maguerez. O intuito foi desenvolver habilidades para realizar um projeto e também para modificar os problemas práticos encontrados na escola investigada. O objetivo deste estudo é tentar elucidar os desafios encontrados pelos pesquisadores mediante a observação da realidade por meio do arco de Maguerez. Quanto a metodologia, classificamos o estudo em sua abordagem como qualitativo, de objetivo exploratório, de natureza aplicada por meio de uma pesquisa de campo. O relato de experiência foi a técnica utilizadas para descrever o acontecido. Após a observação, consideramos três aspectos importantes a serem aprimoradas na escola, são elas: espaços ou ambientes, corpo docente e gestão escolar. Sobre elas, podemos destacar, A falta de comunicação entre professor-professor e professor-secretaria; A falta de exposição de trabalhos, paredes muito brancas e apáticas, sem troca de informações e atividades entre as salas e, para com os outros sujeitos  da escola; Pouca área verde na escola, com 4 árvores ao todos e canteiros nas áreas abertas, mas sem nenhum espaço que contribua com lições mais intensas com meio ambiente e possam servir como lugar de relaxamento de estudantes e professores; A direção escolar não entra em contato com os estudantes, somente em situações conflitantes. Por fim, espera-se que a comunidade escolar possa refletir sobre a ação e modificar (se possível) a realidade para melhor.

Biografia do Autor

Flávia Bastos Stringari, UNISOCIESC

Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. UNISOCIESC. flavinha_sc1@hotmail.com.

Daniela Gonçalves Adriano, FURB

Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. FURB. https://orcid.org/0000-0001-5760-9480. daniluizadriano@gmail.com.

Natalia Bagattoli Pedron, FURB

Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. FURB. profnataliapedron@gmail.com.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

BAUMGÄRTNER, L.; STRINGARI, F. B.; ADRIANO, D. G.; PEDRON, N. B. RELATO DE EXPERIÊNCIA DIANTE DO USO DA METODOLOGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO DO ARCO DE MAGUIREZ: PROBLEMAS FRENTE AO ESPAÇO ESCOLAR, A DOCÊNCIA E A GESTÃO ESCOLAR. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 113–130, 2023. DOI: 10.33362/ext.v11i1.3281. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3281. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos