O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Paulo Roberto Serpa Univali https://orcid.org/0000-0002-3642-8848
  • Stefany Mendes da Silva Centro Universitário Avantis – UniAvan
  • Margarete de Lima Mendes da Silva Centro Universitário Avantis – UniAvan

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v12i00.3557

Palavras-chave:

família, criança, escola, infância, educação

Resumo

O tema desta pesquisa foi definido com base nas observações e vivências realizadas nos estágios curriculares de Educação Infantil e Gestão no âmbito do curso de graduação em Pedagogia de uma instituição particular de Ensino Superior do Litoral Catarinense. A presente pesquisa segue a abordagem qualitativa a partir da pesquisa bibliográfica (Gil, 1994), sendo para tanto realizada através da análise documental. Para construir o quadro teórico de referência utilizamos o Google Scholar e SciELO. Como método de análise foi adotada a análise descritiva e interpretativa a partir das experiências pessoas dos pesquisadores e dos achados da pesquisa (Stake, 2011). Questão-problema: Como a família pode influenciar no processo educativo da criança? Como hipótese, acreditamos que um núcleo familiar bem estruturado pode ser uma forte influência no processo formativo da criança, seja na vida pessoal, profissional ou escolar. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a importância da participação da família na educação infantil.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Serpa, Univali

Doutorando em Educação. Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Docente do curso de Pedagogia. Centro Universitário Avantis - UNIAVAN.

Stefany Mendes da Silva, Centro Universitário Avantis – UniAvan

Licenciada em Pedagogia. Centro Universitário Avantis

Margarete de Lima Mendes da Silva, Centro Universitário Avantis – UniAvan

Licenciada em Pedagogia. Centro Universitário Avantis

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CREPALDI, E.M.F. A importância da família na escola para a construção do desenvolvimento do aluno. In: XIII EDUCERE Congresso Nacional de Educação. Curitiba: 2017.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 1994.

GOKHALE, S.D. A família desaparecerá? Revista Debates Sociais. N. 30, ano XVI. Rio de Janeiro: CBSSIS, 1980.

LEITE, A.L.L. Papel das famílias na educação. Porto Alegre: SAGAH, 2016.

LOUREIRO. Relação família-escola: educação dividida ou partilhada? International Journal of Developmental and Educational Psychology, n. 1, p. 103- 114, 2017. Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/979. Acesso em: 05 nov. 2023.

MARCHESI, A. Fracasso Escolar - uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

MOLETTA, A.K. Educação infantil e famílias: uma parceria fundamental. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

PAROLIN, Isabel Cristina Hierro. Pais e Educadores: quem tem tempo de educar? Porto Alegre: Mediação, 2007.

PASCHOAL, J. D. MACHADO, M. C. G. A História da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, p.78-95, mar. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639555/7124. Acesso em: 30 set. 2023.

PEREIRA, Adriana Soares; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; PARREIRA, Fabio José; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, 2018. 119 p. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 out. 2023.

PIAGET, Jean. Para onde vai à educação. Rio de Janeiro. José Olímpio, 2007.

SELAU, B.; HAMMES, L.J. Educação inclusiva e Educação para a paz: relações possíveis. São Luis/ MA EDUFMA, 2009.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.

SILVA, M.C. Educação inclusiva. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A-Z. Porto Alegre: Penso, 2012.

SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1764-8.pdf. Acesso em: 17 set. 2023.

STAKE, R. E. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. 41. Ed. São Paulo, gente, 1996.

VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L.; LOPES, T. M. Educación y libertad en Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278 Acesso em: 05 nov. 2023.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

SERPA, P. R.; SILVA, S. M. da; SILVA, M. de L. M. da. O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO DA PRIMEIRA INFÂNCIA. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 12, n. 00, p. 105–117, 2024. DOI: 10.33362/ext.v12i00.3557. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3557. Acesso em: 21 nov. 2024.