O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO DA PRIMEIRA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v12i00.3557Palavras-chave:
família, criança, escola, infância, educaçãoResumo
O tema desta pesquisa foi definido com base nas observações e vivências realizadas nos estágios curriculares de Educação Infantil e Gestão no âmbito do curso de graduação em Pedagogia de uma instituição particular de Ensino Superior do Litoral Catarinense. A presente pesquisa segue a abordagem qualitativa a partir da pesquisa bibliográfica (Gil, 1994), sendo para tanto realizada através da análise documental. Para construir o quadro teórico de referência utilizamos o Google Scholar e SciELO. Como método de análise foi adotada a análise descritiva e interpretativa a partir das experiências pessoas dos pesquisadores e dos achados da pesquisa (Stake, 2011). Questão-problema: Como a família pode influenciar no processo educativo da criança? Como hipótese, acreditamos que um núcleo familiar bem estruturado pode ser uma forte influência no processo formativo da criança, seja na vida pessoal, profissional ou escolar. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a importância da participação da família na educação infantil.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
CREPALDI, E.M.F. A importância da família na escola para a construção do desenvolvimento do aluno. In: XIII EDUCERE Congresso Nacional de Educação. Curitiba: 2017.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 1994.
GOKHALE, S.D. A família desaparecerá? Revista Debates Sociais. N. 30, ano XVI. Rio de Janeiro: CBSSIS, 1980.
LEITE, A.L.L. Papel das famílias na educação. Porto Alegre: SAGAH, 2016.
LOUREIRO. Relação família-escola: educação dividida ou partilhada? International Journal of Developmental and Educational Psychology, n. 1, p. 103- 114, 2017. Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/979. Acesso em: 05 nov. 2023.
MARCHESI, A. Fracasso Escolar - uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
MOLETTA, A.K. Educação infantil e famílias: uma parceria fundamental. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
PAROLIN, Isabel Cristina Hierro. Pais e Educadores: quem tem tempo de educar? Porto Alegre: Mediação, 2007.
PASCHOAL, J. D. MACHADO, M. C. G. A História da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, p.78-95, mar. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639555/7124. Acesso em: 30 set. 2023.
PEREIRA, Adriana Soares; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; PARREIRA, Fabio José; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, 2018. 119 p. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 out. 2023.
PIAGET, Jean. Para onde vai à educação. Rio de Janeiro. José Olímpio, 2007.
SELAU, B.; HAMMES, L.J. Educação inclusiva e Educação para a paz: relações possíveis. São Luis/ MA EDUFMA, 2009.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.
SILVA, M.C. Educação inclusiva. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A-Z. Porto Alegre: Penso, 2012.
SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1764-8.pdf. Acesso em: 17 set. 2023.
STAKE, R. E. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. 41. Ed. São Paulo, gente, 1996.
VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L.; LOPES, T. M. Educación y libertad en Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278 Acesso em: 05 nov. 2023.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).