O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Paulo Roberto Serpa Univali https://orcid.org/0000-0002-3642-8848
  • Stefany Mendes da Silva Centro Universitário Avantis – UniAvan
  • Margarete de Lima Mendes da Silva Centro Universitário Avantis – UniAvan

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v12i00.3557

Palavras-chave:

família, criança, escola, infância, educação

Resumo

O tema desta pesquisa foi definido com base nas observações e vivências realizadas nos estágios curriculares de Educação Infantil e Gestão no âmbito do curso de graduação em Pedagogia de uma instituição particular de Ensino Superior do Litoral Catarinense. A presente pesquisa segue a abordagem qualitativa a partir da pesquisa bibliográfica (Gil, 1994), sendo para tanto realizada através da análise documental. Para construir o quadro teórico de referência utilizamos o Google Scholar e SciELO. Como método de análise foi adotada a análise descritiva e interpretativa a partir das experiências pessoas dos pesquisadores e dos achados da pesquisa (Stake, 2011). Questão-problema: Como a família pode influenciar no processo educativo da criança? Como hipótese, acreditamos que um núcleo familiar bem estruturado pode ser uma forte influência no processo formativo da criança, seja na vida pessoal, profissional ou escolar. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a importância da participação da família na educação infantil.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Serpa, Univali

Doutorando em Educação. Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Docente do curso de Pedagogia. Centro Universitário Avantis - UNIAVAN.

Stefany Mendes da Silva, Centro Universitário Avantis – UniAvan

Licenciada em Pedagogia. Centro Universitário Avantis

Margarete de Lima Mendes da Silva, Centro Universitário Avantis – UniAvan

Licenciada em Pedagogia. Centro Universitário Avantis

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

SERPA, P. R.; SILVA, S. M. da; SILVA, M. de L. M. da. O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO DA PRIMEIRA INFÂNCIA. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 12, n. 00, p. 105–117, 2024. DOI: 10.33362/ext.v12i00.3557. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3557. Acesso em: 3 dez. 2024.