EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES E DO MODELO PEDAGÓGICO DO SENAC
PROFESSIONAL EDUCATION AND WORK: CONSIDERATIONS ABOUT THE TRAINING OF WORKERS AND THE PEDAGOGICAL MODEL OF SENAC
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v8i2.2483Palabras clave:
Educação Profissional; Trabalho; Sociedade; Ensino/aprendizagem.Resumen
O artigo apresenta uma análise da trajetória da Educação Profissional no Brasil, e reflete acerca da educação para o trabalho na sociedade atual. Nele se analisam o Referencial Pedagógico e as Diretrizes da Instituição que foram elaborados para nortear a atuação docente, relacionados com a formação do cidadão/sujeito que atuará no mercado e no mundo do trabalho. A metodologia está calcada na revisão bibliográfica e a discussão dos dados se deu pela análise da triangulação dos elementos previstos: trajetória da educação profissional, relações entre educação e trabalho e a proposta pedagógica do Senac. A reflexão desenvolvida aponta para vários desafios que a educação profissional enfrenta atualmente, principalmente no que se refere ao aspecto da formação de trabalhadores em nível Médio.
Palavras-chave: Educação Profissional; Trabalho; Sociedade; Ensino/aprendizagem.
ABSTRACT: The article presents an analysis of the trajectory of Professional Education in Brazil and reflects on education for work in today's society. It analyzes the Pedagogical Reference and the Institution's Guidelines that were developed to guide the teaching performance, related to the formation of the citizen/subject who will work in the market and in the world of work. The methodology is based on the bibliographic review and the discussion of the data took place by analyzing the triangulation of the expected elements: the trajectory of professional education, relations between education and work, and the pedagogical proposal of Senac. The reflection developed points to several challenges that vocational education currently faces, mainly with regard to the aspect of training workers at the secondary level.
Keywords: Professional Education; Work; Society; Teaching/learning
Citas
ANTUNES, R. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
BRASIL. Constituição (1937). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 10 de novembro de 1937. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm>. Acesso em: 03 abri. 2020.
BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1998. 35. ed. Senado Federal, 2012. Disponível em <http://bd.camara.gov.br/bd/>. Acesso em: 24 mai. 2020.
BRASIL. Decreto-lei n. 8.621, de 10 de janeiro de 1946. Dispõe sobre a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del8621.htm> . Acesso em: 03 abri. 2020
BRASIL. Decreto-lei n. 8.622, de 10 de janeiro de 1946. Dispõe sobre a aprendizagem dos comerciários, estabelece e deveres dos empregadores e dos trabalhadores menores relativamente a essa aprendizagem e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del8622.htm>. Acesso em: 03 abri. 2020
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Artigos 39 a 41 da Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em <https://educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br/images/decretos/Decreto_5154-2004.pdf>. Acesso em: 24 mai. 2020
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases nacional. -5. Ed.- Brasília: 2005. Disponível em <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em: 24 mai. 2020
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). PROEJA - PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Brasília: 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf> . Acesso em: 25 mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de Setembro de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 24 mai. 2020.
BRASIL. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e tecnológica, de 23 de setembro de 2009. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf> Acesso em: 03 abri. 2020.
BRASÍLIA. Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. 2004. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf> Acesso em: 01 abri. 2020.
CARVALHO DE, Marcelo Augusto Monteiro. Nilo Peçanha e a Criação das Escolas de Aprendizes Artífices No Contexto Da Primeira República (Eaas): 1910 – 1914. 7ª Conferência Internacional de História Econômica e IX Encontro de Pós Graduação em História Econômica (ABPHE - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP), 2018.
LIBÂNEO, J.C. TOSCHI, M. S.; OLIVEIRA, J. F. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. As Funções Sociais da Escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e Transformar o Ensino. 4 ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.
SENAC. Concepções e Princípios: Coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico Senac. Rio de Janeiro: SENAC/ Departamento Nacional, 2015.
SENAC. Diretrizes do Modelo Pedagógico Senac. Rio de Janeiro: Senac/ Departamento Nacional, 2018.
SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16> Acesso em: 10 mai. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).