EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES E DO MODELO PEDAGÓGICO DO SENAC

PROFESSIONAL EDUCATION AND WORK: CONSIDERATIONS ABOUT THE TRAINING OF WORKERS AND THE PEDAGOGICAL MODEL OF SENAC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v8i2.2483

Palavras-chave:

Educação Profissional; Trabalho; Sociedade; Ensino/aprendizagem.

Resumo

O artigo apresenta uma análise da trajetória da Educação Profissional no Brasil, e reflete acerca da educação para o trabalho na sociedade atual. Nele se analisam o Referencial Pedagógico e as Diretrizes da Instituição que foram elaborados para nortear a atuação docente, relacionados com a formação do cidadão/sujeito que atuará no mercado e no mundo do trabalho. A metodologia está calcada na revisão bibliográfica e a discussão dos dados se deu pela análise da triangulação dos elementos previstos: trajetória da educação profissional, relações entre educação e trabalho e a proposta pedagógica do Senac. A reflexão desenvolvida aponta para vários desafios que a educação profissional enfrenta atualmente, principalmente no que se refere ao aspecto da formação de trabalhadores em nível Médio.

Palavras-chave: Educação Profissional; Trabalho; Sociedade; Ensino/aprendizagem.

ABSTRACT: The article presents an analysis of the trajectory of Professional Education in Brazil and reflects on education for work in today's society. It analyzes the Pedagogical Reference and the Institution's Guidelines that were developed to guide the teaching performance, related to the formation of the citizen/subject who will work in the market and in the world of work. The methodology is based on the bibliographic review and the discussion of the data took place by analyzing the triangulation of the expected elements: the trajectory of professional education, relations between education and work, and the pedagogical proposal of Senac. The reflection developed points to several challenges that vocational education currently faces, mainly with regard to the aspect of training workers at the secondary level.

Keywords: Professional Education; Work; Society; Teaching/learning

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

NOGA, V. .; PULITA, E. J.; BONIN, J. C. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES E DO MODELO PEDAGÓGICO DO SENAC: PROFESSIONAL EDUCATION AND WORK: CONSIDERATIONS ABOUT THE TRAINING OF WORKERS AND THE PEDAGOGICAL MODEL OF SENAC. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 8, n. 2, p. 22–37, 2020. DOI: 10.33362/ext.v8i2.2483. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2483. Acesso em: 19 abr. 2024.

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