O PAPEL PROTAGONISTA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE PARES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v13i1.3825Palavras-chave:
Formação continuada, Educação infantil, Coordenador Pedagógico, Professor, Formação entre paresResumo
Este artigo relata uma experiência de formação continuada entre pares, realizada na Rede Municipal de Educação de Brusque (SC), com foco na Educação Infantil. A proposta teve como diferencial o protagonismo dos coordenadores pedagógicos, que atuaram como formadores da rede, organizando e mediando encontros colaborativos entre professores. Fundamentado em autores como Nóvoa (1992), Imbernón (2010) e Tardif (2002), o estudo reforça a importância da formação docente situada no contexto escolar, articulada às Diretrizes Curriculares Nacionais e à Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa metodologicamente, de abordagem qualitativa, natureza básica, de caráter descritivo, utilizou o relato de experiência para analisar os efeitos dessa prática formativa. Os encontros valorizaram a troca de saberes, a socialização de projetos pedagógicos e a reflexão coletiva sobre temas como afetividade, ludicidade, práticas comunicativas infantis e metodologia de projetos. Como resultados, evidenciou-se o fortalecimento das identidades docentes, a ressignificação de práticas pedagógicas e o engajamento dos professores no processo formativo, além da inspiração para novas propostas educacionais contextualizadas. Conclui-se que a formação entre pares, com liderança dos coordenadores pedagógicos, configura-se como estratégia eficaz para o desenvolvimento profissional docente, promovendo ambientes educativos mais humanizados e ajustados às necessidades infantis. Recomenda-se a continuidade e ampliação desse modelo, reconhecendo os coordenadores como agentes centrais das políticas de formação continuada.
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