INGRESSANTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: O AUTOCONHECIMENTO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA

Autores

  • Angelina da Silva Pires
  • Patrícia de Deus e Silva Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Simone Conceição da Silva
  • Liane da Silva Bueno

Resumo

Considerando-se que o ato de ensinar é uma arte, é função do professor despertar seus alunos para a essência de sua disciplina no contexto do curso a que pertence, como é o caso do curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP/Campus Caçador/SC. Contudo, no contexto atual da educação brasileira, regida por um sistema educacional que ensina e omite o tempo inteiro conteúdos importantes para a formação do aluno, traduz-se um cenário educacional que vem contribuindo para um processo de ensino aprendizagem fragmentado. Este fato tem-se evidenciado a partir do momento em que o aluno ingressa no ensino superior, percebendo-se a inquietude e as dificuldades apresentadas no primeiro semestre, principalmente nas disciplinas de Cálculo I e Física I. Entendendo-se que o autoconhecimento e o espírito crítico são necessários para a formação integral do futuro profissional, e observando-se os relatos dos alunos demonstrando insegurança para enfrentar as disciplinas e atingir o aproveitamento esperado, decidiu-se realizar algumas alterações na matriz curricular, acrescentando-se uma nova disciplina, na primeira fase do curso. Com objetivo de resgatar os conhecimentos básicos de Matemática e Física trabalhados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, propusemos trabalhar a disciplina de Fundamentos de Matemática e Física na primeira fase da matriz do curso. Proporcionando-se assim, uma nova possibilidade para a consolidação do conhecimento no processo de ensino aprendizagem das disciplinas mencionadas, sendo estas fundamentais para o desenvolvimento do aluno de Engenharia Civil.

Palavras – chave: Autoconhecimento, Processo Ensino-Aprendizagem, Disciplina de Fundamentos de Matemática e Física, Engenharia Civil, UNIARP.

ABSTRACT

Considering that the act of teaching is an art, it is the function of the teacher to awaken his students to the essence of his subject in the context of the course to which he belongs, as is the case of the Civil Engineering course of the Alto Vale do Rio do Peixe University - UNIARP / Campus Caçador / SC. However, in the current context of Brazilian education, governed by an educational system that teaches and omits all the time important contents for the formation of the student, it is translated an educational scenario that has contributed to a process of teaching fragmented learning. This fact has been evidenced from the moment the student enters higher education, noting the restlessness and difficulties presented in the first semester, mainly in the subjects of Calculus I and Physics I. Understanding that self-knowledge and the Critical thinking are necessary for the integral formation of the future professional, and observing the reports of the students demonstrating insecurity to face the disciplines and to reach the expected use, it was decided to make some changes in the curricular matrix, adding a new discipline, in the The first phase of the course. With the objective of recovering the basic knowledge of Mathematics and Physics worked in Elementary and High School, we proposed to work the discipline of Fundamentals of Mathematics and Physics in the first phase of the matrix of the course. Thus providing a new possibility for the consolidation of knowledge in the teaching process learning of the mentioned disciplines, being these fundamental for the development of the student of Civil Engineering

Keyworld: Self-Knowledge, Process Teaching and Learning, the Fundamentals of Mathematics and Physics, Civil Engineering, UNIARP.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Edição

Seção

Artigos