GERAÇÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS: ANÁLISE DE UMA EMPRESA DE REFLORESTAMENTO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR/SC

Autores

  • Francieli Bachi Alves Dos Santos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP
  • Luana Bussatto UNIARP
  • Roger Francisco Ferreira de Campos UNIARP

Palavras-chave:

Resíduos Perigosos. Resíduos Sólidos. Logística Reversa

Resumo

A geração de resíduos é um tema complexo na atualidade, pois a cada ano os dados de geração aumentam assustadoramente, juntamente com o descarte incorreto dos resíduos, apresentando impactos significativos no meio ambiente. Diante do exposto esse trabalho tem como objetivo analisar a geração de resíduos em uma empresa de reflorestamento no município de Caçador/SC, com a perspectiva do desenvolvimento da gestão ambiental dos resíduos gerados. Através do estudo podemos observar uma geração de 142,80 kg.ano-1 de resíduos (estopa contaminada com óleos e graxas) e uma geração de 130,87 L.semana-1, 523,48 L.mês-1 e 6281,76 L.ano-1 de óleos e graxas utilizados durante o processo de operação. Diante disso, pode-se afirmar que a empresa do estudo apresenta valores significativos na geração de resíduos sólidos, necessitando de um aprimoramento no seu processo de gestão e gerenciamento com a aplicação de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.

Palavras-Chave: Resíduos Perigosos. Resíduos Sólidos. Logística Reversa.

ABSTRACT

Waste generation is a complex issue nowadays, because each year the generation data increases frighteningly, together with the incorrect waste disposal, presenting significant impacts on the environment. In view of the above, this work has the objective of analyzing the generation of waste in a reforestation company in the municipality of Caçador/SC, with the perspective of developing the environmental management of waste generated. Through the study, a generation of 142.80 kg.year-1 residues (towage contaminated with oils and greases) and a generation of 130.87 L.week-1, 523.48 L.month-1 and 6281.76 L.ano-1 of oils and greases used during the process of operation. Therefore, it can be considered that the study company presents significant values in the generation of solid waste, requiring an improvement not its management and management process with an application of a Solid Waste Management Plan.

Keywords: Hazardous Waste. Solid Waste. Reverse logistic.

Biografia do Autor

Francieli Bachi Alves Dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP

Academica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP.

Luana Bussatto, UNIARP

Academica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP.

Roger Francisco Ferreira de Campos, UNIARP

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2014), pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Candido Mendes (2016), pós-graduação em Engenharia de Segurança de Trabalho pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2016) e pós-graduação em Direito Ambiental pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2017). Atua como professor e pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e é membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador- ADEAC.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Artigos