PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM TRITURADOR PARA TESTES DE REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE COLA
Palavras-chave:
Projeto mecânico, Protótipo, Triturador, Bancada didática, Dimensionamento.Resumo
Este trabalho teve como objetivo, desenvolver o projeto mecânico de um protótipo de triturador para resíduos de resinas e colas utilizadas na fabricação de chapas de compósitos de madeira, o qual foi anexado a uma bancada didática, a qual auxiliará em um projeto de pesquisa, que tem como objetivo estudar uma alternativa correta para destinação destes resíduos gerados pelas indústrias madeireiras em geral. Para o desenvolvimento deste projeto, inicialmente fez-se um esboço do equipamento e pesquisas para levantar dados de requisitos e características do projeto. Para dar início a este trabalho desenvolveu-se o referencial teórico, em seguida o projeto mecânico aplicando todos os cálculos para o dimensionamento dos principais componentes. Após ter o projeto finalizado, se deu início a fabricação das peças e a seleção dos componentes utilizados. Como resultado obteve-se um equipamento que atende o problema proposto na pesquisa tendo em vista que o mesmo foi finalizado e apresentou resultados satisfatórios durante os testes de funcionamento e o mesmo atende os requisitos levantados no projeto de pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).