PECULIARIDADES E GERAÇÃO DOS RESÍDUOS DE DEMOLIÇÃO

Autores

  • Tatiane Morita Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Roger Francisco Ferreira de Campos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Daiane Cristine Kuhn Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daniel Leal Brandão Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A recuperação dos materiais utilizados em uma obra de construção civil, é maximizada, com a aplicação de técnicas de demolição que possibilitem manter a integridade dos elementos de interesse, para posterior utilização. A aparência e qualidade do resíduo de demolição são dependentes diretas do processo em que ele foi gerado. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar alguns métodos alternativos de se realizar a demolição e a composição geral do resíduo gerado. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se a revisão bibliográfica narrativa, por meio do método dedutivo, obtendo uma abordagem qualitativa sobre as peculiaridades dos resíduos de demolição em comparação aos resíduos de construção. A otimização no reaproveitamento dos resíduos de uma obra de demolição pode ser potencializada com o planejamento já na construção da edificação, nas construções antigas, projetadas e feitas da maneira tradicional, a demolição seletiva ou ainda a desconstrução, são as melhores alternativas para conseguir aproveitar elementos inteiros, sem contaminação. Sendo assim, conclui-se que a aplicação dos métodos alternativos de demolição é um excelente caminho para se reduzir e reaproveitar ao máximo os resíduos e elementos da construção.

Biografia do Autor

Tatiane Morita Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira Industrial da Madeira, mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Roger Francisco Ferreira de Campos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Engenheiro Ambiental e Sanitarista, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e é docente da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Daiane Cristine Kuhn , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira   Ambiental   e   Sanitarista, mestre   em   Engenharia   Sanitária   e   Ambiental   pela Universidade Estadual do Centro Oeste, doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Daniel Leal Brandão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Civil, mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos