PECULIARIDADES E GERAÇÃO DOS RESÍDUOS DE DEMOLIÇÃO
Resumo
A recuperação dos materiais utilizados em uma obra de construção civil, é maximizada, com a aplicação de técnicas de demolição que possibilitem manter a integridade dos elementos de interesse, para posterior utilização. A aparência e qualidade do resíduo de demolição são dependentes diretas do processo em que ele foi gerado. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar alguns métodos alternativos de se realizar a demolição e a composição geral do resíduo gerado. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se a revisão bibliográfica narrativa, por meio do método dedutivo, obtendo uma abordagem qualitativa sobre as peculiaridades dos resíduos de demolição em comparação aos resíduos de construção. A otimização no reaproveitamento dos resíduos de uma obra de demolição pode ser potencializada com o planejamento já na construção da edificação, nas construções antigas, projetadas e feitas da maneira tradicional, a demolição seletiva ou ainda a desconstrução, são as melhores alternativas para conseguir aproveitar elementos inteiros, sem contaminação. Sendo assim, conclui-se que a aplicação dos métodos alternativos de demolição é um excelente caminho para se reduzir e reaproveitar ao máximo os resíduos e elementos da construção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Liane da Silva Bueno; Tatiane Morita Oliveira, Roger Francisco Ferreira de Campos, Daiane Cristine Kuhn , Daniel Leal Brandão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).