RESÍDUOS PERIGOSOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: INDICADORES DE GERAÇÃO E RECICLAGEM
Resumo
A geração dos resíduos perigosos da construção civil é um assunto inquietante na atualidade, questão que gera a necessidade de práticas sustentáveis durante sua gestão e gerenciamento nos canteiros de obras. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de geração dos resíduos perigosos na construção civil e seu potencial de reciclagem. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se a revisão bibliográfica narrativa, por meio do método dedutivo, obtendo uma abordagem qualitativa sobre o processo de reciclagem e geração dos resíduos perigosos da construção civil. O estudo apresenta que a geração dos resíduos perigosos e os seus meios de reciclagem não são bem caracterizados, necessitando de estudos que apresentam os métodos de reciclagem, como também sua geração não é bem estabelecida nos canteiros de obras. Sendo assim, conclui-se que é necessário o desenvolvimento sustentável do gerenciamento dos resíduos perigosos na construção civil, visto que os mesmos não apresentam uma cautela nos canteiros de obra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Liane da Silva Bueno; Roger Francisco Ferreira de Campos, Daiane Cristine Kuhn , Tatiane Morita Oliveira, Daniel Leal Brandão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).