RESÍDUOS PERIGOSOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: INDICADORES DE GERAÇÃO E RECICLAGEM

Autores

  • Roger Francisco Ferreira de Campos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Daiane Cristine Kuhn Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tatiane Morita Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daniel Leal Brandão Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A geração dos resíduos perigosos da construção civil é um assunto inquietante na atualidade, questão que gera a necessidade de práticas sustentáveis durante sua gestão e gerenciamento nos canteiros de obras. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de geração dos resíduos perigosos na construção civil e seu potencial de reciclagem. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se a revisão bibliográfica narrativa, por meio do método dedutivo, obtendo uma abordagem qualitativa sobre o processo de reciclagem e geração dos resíduos perigosos da construção civil. O estudo apresenta que a geração dos resíduos perigosos e os seus meios de reciclagem não são bem caracterizados, necessitando de estudos que apresentam os métodos de reciclagem, como também sua geração não é bem estabelecida nos canteiros de obras. Sendo assim, conclui-se que é necessário o desenvolvimento sustentável do gerenciamento dos resíduos perigosos na construção civil, visto que os mesmos não apresentam uma cautela nos canteiros de obra.

Biografia do Autor

Roger Francisco Ferreira de Campos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Engenheiro Ambiental e Sanitarista e é doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e é docente da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Daiane Cristine Kuhn , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira   Ambiental   e   Sanitarista e é doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Tatiane Morita Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira Industrial da Madeira e é mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Daniel Leal Brandão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Civil, mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos