MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO INCENTIVO À INCLUSÃO CULTURAL DE UM POVO

Autores

  • Sabrina Mendes Southier Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe
  • Cláudia Maté Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Patrícia Costa Pellizzaro Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo o estudo e análise dos movimentos migratórios que se apresentam na dinâmica constituinte do cenário nacional e do estado de Santa Catarina, tendo como enfoque os fatores propulsores e os panoramas conectados a estes deslocamentos, bem como as políticas públicas voltadas ao incentivo da diversidade e da cultura no país. O artigo busca compreender se as instituições públicas estão capacitadas para receber esses movimentos de massas e proporcionar não apenas suportes físicos-territoriais, mas também a promoção da valorização da cultura local e estrangeira e o fortalecimento das relações entre diferentes populações. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se através de revisão bibliográfica e documental, visando assimilar de que maneira, neste caso, as ações políticas e governamentais estão atuando para a promoção da igualdade e da inclusão cultural das diferentes populações presentes no território nacional.

Biografia do Autor

Sabrina Mendes Southier , Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, campus Caçador/SC.

Cláudia Maté, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Patrícia Costa Pellizzaro , Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Arquiteta e Urbanista, Doutora em Gestão Urbana pela Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos