MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO INCENTIVO À INCLUSÃO CULTURAL DE UM POVO
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo o estudo e análise dos movimentos migratórios que se apresentam na dinâmica constituinte do cenário nacional e do estado de Santa Catarina, tendo como enfoque os fatores propulsores e os panoramas conectados a estes deslocamentos, bem como as políticas públicas voltadas ao incentivo da diversidade e da cultura no país. O artigo busca compreender se as instituições públicas estão capacitadas para receber esses movimentos de massas e proporcionar não apenas suportes físicos-territoriais, mas também a promoção da valorização da cultura local e estrangeira e o fortalecimento das relações entre diferentes populações. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se através de revisão bibliográfica e documental, visando assimilar de que maneira, neste caso, as ações políticas e governamentais estão atuando para a promoção da igualdade e da inclusão cultural das diferentes populações presentes no território nacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Liane da Silva Bueno; Sabrina Mendes Southier , Cláudia Maté, Patrícia Costa Pellizzaro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).