INUNDAÇÃO EM CIDADES: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO DER EM CAÇADOR/SC

Autores

  • Juliana Berezoski Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Leisiane de Paula Schlösser
  • Michele Pinheiro da Rosa
  • Vitor de Faveri Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Liane da Silva Bueno Universidade Alto Vale do Rio do Peixe https://orcid.org/0000-0003-0972-7719
  • Luciane Dusi Pereira Universidade Alto Vale do Rio do Peixe https://orcid.org/0000-0001-7552-1183
  • Frank Dieter Schulze Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Resumo

Este artigo apresenta estudos que partiram da integração da Leitura Interdisciplinar da 5ª fase do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Campus Caçador/SC, como Topografia II, Hidrologia e Projetos para Engenharia Civil. A leitura propõe fundamentar e pesquisar os mecanismos de drenagem urbana que visem a mitigação, prevenção e controle de inundações. Desenvolveu-se este trabalho através da leitura das bibliografias indicadas através do método da Problematização e Aprendizado Baseado em Problema (PBL), Problem Based Learning, que é uma proposta metodológica que favorece soluções interdisciplinares, de caráter qualitativo, com estudo de caso e pesquisa de campo. Sendo assim, buscou-se como área de estudo, o córrego DER, localizado no bairro de mesmo nome DER, inserido no município de Caçador, localizado na região meio oeste do estado de Santa Catarina. O dado bairro apresenta um histórico significativo de inundações, que até hoje assolam a região trazendo prejuízos à boa parte de sua população.  Esse evento ocorre, pois, quando o bairro em questão iniciou o seu processo de urbanização de forma equivocada, ou seja, invadindo as margens dos rios e arroios, locais que hoje seriam denominados de áreas de preservação permanente (APP’s). Concluindo-se, obteve-se uma fundamentação teórica sobre as inundações, o processo pela qual ela pode surgir os mecanismos de microdrenagem e macrodrenagem quais os mecanismos possivelmente podem vir a ser utilizados para evitar as inundações e práticas que colaboram para evitar a inundação, bem como o possível mecanismo proposto para a adequação da situação no Bairro DER.

Biografia do Autor

Juliana Berezoski, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Leisiane de Paula Schlösser

Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Michele Pinheiro da Rosa

Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC. 

 

Vitor de Faveri, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Liane da Silva Bueno, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

 Mestre em Engenharia Civil e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Luciane Dusi Pereira, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Engenharia Ambiental pela UFSC. Docente do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Frank Dieter Schulze, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Arquiteto e Urbanista Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Inteligência de Negócios. Universidade do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).Docente do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador/SC.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos