A INFLUÊNCIA ENTRE O GÊNERO FEMININO E MASCULINO NA IDENTIFICAÇÃO DOS AROMAS DO VINHO

Autores

  • Douglas André Wurz Instituto Federal de Santa Catarina
  • Thalia Aparecida Silva Maciel Instituto Federal de Santa Catarina
  • Rabechlt Stange Almeida Instituto Federal de Santa Catarina
  • Alcemir Nabir Kowal Instituto Federal de Santa Catarina

Resumo

Vários fatores podem afetar as percepções olfativas, e sabe-se que há diferenças entre os gêneros masculino e feminino na percepção dos aromas. Poucos estudos avaliam a percepção olfativa de apreciadores do vinho, correlacionando-as com o gênero feminino e masculino, e os diferentes grupos de aromas. Nesse contexto, tem-se como objetivo deste trabalho, verificar a influência entre o gênero feminino e masculino na percepção olfativa de aromas do vinho, e identificar quais os grupos aromáticos são de fácil percepção. O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas, em 2018 e 2019. O trabalho consistiu na percepção olfativo do gênero feminino e masculino na identificação de vinte aromas de diferentes grupos aromáticos, que são perceptíveis e são descritos de aromas de vinhos e espumantes. Participaram 120 pessoas, sendo 60 do gênero masculino e 60 do gênero feminino, com idade entre 18 e 65 anos, separados em grupos de 12 a 15 participantes.  No momento da análise olfativa, os participantes foram instruídos a sentirem os aromas por um tempo de vinte segundos, e assim que sentissem os aromas descrevessem em uma ficha técnica o aroma percebido. Os resultados observados demonstram que há diferenças na percepção aromática entre o gênero feminino e masculino.  Em relação aos grupos aromáticos, o gênero feminino apresentou maior facilidade na percepção de aromas florais, especiarias e defeituosos. Enquanto o gênero masculino apresenta maior facilidade de identificação aos aromas de especiarias e defeituosos. Aromas amanteigados e fermento apresentaram maior dificuldade de identificação entre ambos os gêneros.

Biografia do Autor

Douglas André Wurz, Instituto Federal de Santa Catarina

Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas. Avenida dos Expedicionários, CEP 89466-312, Canoinhas – Santa Catarina

Thalia Aparecida Silva Maciel , Instituto Federal de Santa Catarina

Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas. Avenida dos Expedicionários, CEP 89466-312, Canoinhas – Santa Catarina.

Rabechlt Stange Almeida, Instituto Federal de Santa Catarina

Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas. Avenida dos Expedicionários, CEP 89466-312, Canoinhas – Santa Catarina.

Alcemir Nabir Kowal, Instituto Federal de Santa Catarina

Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas. Avenida dos Expedicionários, CEP 89466-312, Canoinhas – Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Edição

Seção

Artigos