ANÁLISE DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA EM UMA EDIFICAÇÃO UNIFAMILIAR EM SANTA CECÍLIA - SC
Resumo
Com o passar do tempo, os recursos hídricos tornam-se cada vez mais escassos e crescem as preocupações com o estado do planeta frente aos problemas ambientais. Por isso, diversos estudos têm sido realizados para encontrar novas tecnologias para o uso racional da água e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Uma das formas disponíveis para racionalizar o consumo das famílias é usar a água de forma seletiva. Esse processo envolve o uso de água potável apenas para atividades essenciais e água não potável para atividades que não exigem alta qualidade, reduzindo assim o uso de água potável. Portanto, a presente trabalho tem como objetivo apresentar a viabilidade econômica da implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais no município de Santa Cecília/SC. A metodologia deste trabalho é listada como uma pesquisa aplicada exploratória, por meio de estudo de caso, instituído pelo estudo do local a ser instalado o sistema, avaliando o potencial de aproveitamento da água da chuva no edifício com base no volume histórico de precipitação na cidade, por fim calculando o custo da implantação do sistema e comparando com o período necessário para que o sistema tenha um retorno financeiro. Essa pesquisa evidencia a importância de um estudo para a implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais para que haja uma viabilidade econômico-financeira e ambiental real. Sendo assim, conclui-se que a implantação do sistema de aproveitamento da água da chuva é economicamente e ambientalmente viável ao longo e curto prazo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Theodoro Scariot Menoncin, Roger Francisco Ferreira de Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).