NEUROARQUITETURA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO

Autores

  • Ana Paula Schneider UCEFF
  • João Paulo Lucchetta Pompermaier UCEFF

Resumo

A neurociência aplicada à arquitetura é um campo multidisciplinar que estuda o ambiente construído, suas características e como ele atua no comportamento humano. Os conceitos relacionados à neuroarquitetura, como é popularmente conhecida, fornecem subsídios para decisões de projetos voltadas para a melhoria da qualidade de vida. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição presente em 1 em cada 160 crianças no mundo, caracterizado por uma série de condições que comprometem o comportamento social, a comunicação e a linguagem, assim como por interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. Tendo em vista que a neuroarquitetura enquanto ciência, pode estar associada às práticas de promoção da saúde, questiona-se: Como a neuroarquitetura pode contribuir no desenvolvimento de crianças com TEA? Esta pesquisa tem o objetivo de identificar as contribuições da neuroarquitetura cognitiva-comportamental no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como estratégias projetuais baseadas em uma arquitetura vivenciada. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva através de uma revisão bibliográfica da literatura. Como parte dos resultados obtidos, foram identificadas estratégias para desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de interiores centrados nos preceitos da neuroarquitetura para contribuição no desenvolvimento de crianças com TEA.

Biografia do Autor

Ana Paula Schneider, UCEFF

Especialista em Master em Neuroarquitetura (IPOG). Arquiteta e Urbanista (UCEFF). 

João Paulo Lucchetta Pompermaier, UCEFF

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo (UFSC). Especialista em Design de Interiores (UNICSUL). Arquiteto e Urbanista (UCEFF). 

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Publicado

2024-03-19

Edição

Seção

Artigos