NEUROARQUITETURA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO
Resumo
A neurociência aplicada à arquitetura é um campo multidisciplinar que estuda o ambiente construído, suas características e como ele atua no comportamento humano. Os conceitos relacionados à neuroarquitetura, como é popularmente conhecida, fornecem subsídios para decisões de projetos voltadas para a melhoria da qualidade de vida. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição presente em 1 em cada 160 crianças no mundo, caracterizado por uma série de condições que comprometem o comportamento social, a comunicação e a linguagem, assim como por interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. Tendo em vista que a neuroarquitetura enquanto ciência, pode estar associada às práticas de promoção da saúde, questiona-se: Como a neuroarquitetura pode contribuir no desenvolvimento de crianças com TEA? Esta pesquisa tem o objetivo de identificar as contribuições da neuroarquitetura cognitiva-comportamental no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como estratégias projetuais baseadas em uma arquitetura vivenciada. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva através de uma revisão bibliográfica da literatura. Como parte dos resultados obtidos, foram identificadas estratégias para desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de interiores centrados nos preceitos da neuroarquitetura para contribuição no desenvolvimento de crianças com TEA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Paula Schneider, João Paulo Lucchetta Pompermaier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).