IMPERMEABILIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES DE ALVENARIA CONVENCIONAL COM ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO
Resumo
A impermeabilização deve ser tratada como um dos processos mais importantes na execução de uma obra, pois ela terá a função de atribuir a estanqueidade aos elementos construtivos. No Brasil, o sistema construtivo mais utilizado é o convencional, um dos fatores que contribuem para o surgimento de patologias nas edificações. Esse sistema construtivo caracteriza-se pelo alto índice de desperdício, baixa qualificação dos profissionais e baixa qualidade da obra. Sendo assim, este artigo apresenta os resultados de um trabalho de conclusão de curso em Engenharia Civil, cujo objetivo foi elaborar um manual de impermeabilização em construções de alvenaria convencional com estrutura em concreto armado, afim de auxiliar o profissional responsável pela obra na escolha dos impermeabilizantes. Destacando-se que, no manual estão relacionadas cada patologia ao produto indicado para o tratamento da mesma, levando em consideração que a impermeabilização quando realizada durante a execução da obra, com o produto ideal, acaba tendo um custo muito inferior do que quando realizada de maneira corretiva, após a manifestação patológica. Para tanto, através de uma pesquisa bibliográfica, foram obtidos os principais dados utilizados na elaboração do manual, apresentando as principais patologias relacionando-as com a umidade, indicando as que mais afetam as edificações, assim como os principais produtos impermeabilizantes. Concluindo-se, indica-se o manual de impermeabilização em construções de alvenaria convencional com estrutura em concreto armado, a utilização em conjunto com o projeto de impermeabilização, afim de aumentar a vida útil das construções, tornando-as de alta qualidade com elevado índice de satisfação dos usuários
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo Donati, Frank Dieter Schulze
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).