ANÁLISE DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NAS EDIFICAÇÕES DAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS: ESTUDO DE CASO NAS COMARCAS DE CALMON, CAÇADOR E RIO DAS ANTAS
Resumo
As estações ferroviárias estão presentes nas nossas comarcas antes mesmo de se constituir como tais, são partes inerentes ao crescimento e desenvolvimento socioeconômico, político, histórico e cultural. Infelizmente com o avanço dos meios de transporte, e a baixa adesão de políticas de preservação histórica, houve o abandono do modal ferroviário e de suas instalações. Abrindo-se caminho para o surgimento de patologias, que são as anomalias nas construções, de origem associada a um fator isolado ou a um conjunto de distintas influências. O presente artigo tem como objetivo exibir quais foram as manifestações patológicas encontradas nas edificações das estações ferroviárias de Calmon/SC, Caçador/SC e Rio das Antas/SC, registrando-as, descrevendo e analisando-as, diagnosticando as possíveis origens patológicas e estabelecendo medidas de restauração e recuperação das edificações. A metodologia abordada é caracterizada como uma pesquisa aplicada, com características de pesquisa exploratória por meio de estudo de caso, pois almeja-se a caracterização da problemática, procurando identificar e apresentar as patologias e suas possíveis causas nas edificações do conjunto ferroviário por meio da análise de dados qualitativos, apresentado uma solução mitigadora para as anomalias e contribuindo para a preservação da edificação. Portanto tem-se que a análise teve como resultado que duas edificações possuem a capacidade de serem restauradas e mantidas por meio de reformas preventivas e que uma das edificações se encontra em total abandono.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leisiane de Paula Schlösser
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).