PROJETO MECÂNICO DE UMA BANCADA PARA ENSAIOS TRIBOLÓGICOS DO TIPO PINO DISCO
Resumo
A tribologia tem por objetivo estudar e analisar as resistências ao atrito de um material em relação a outro, observando os resultados do desgaste provocado nos mesmos, podendo haver ou não a presença de lubrificação durante o ensaio que varia conforme a necessidade da aplicação. O projeto a seguir buscou aprofundar os conhecimentos à área voltada a tribologia, tendo como objetivo de projetar mecanicamente uma bancada para ensaios tribológicos de baixo custo, para a utilização em laboratórios acadêmicos. Para contextualizar o tema, foi elaborada uma revisão bibliográfica acerca da tribologia, seus conceitos e tipos de tribômetros mais utilizados. Para a elaboração do projeto do tribômetro, de primeiro momento foi elaborado as principais etapas do projeto através de um fluxograma, partindo para o projeto conceitual, onde é identificado os sistemas que deve compor o equipamento, desde a estrutura de base até o sistema de acionamento controlando a rotação do motor através de um sistema eletrônico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas Carvalho da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).