ERGONOMIA E MEMÓRIA DO TRABALHO – análise à luz das Ciências da Cognição

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos Uniarp, Caçador, SC
  • Adriano Slongo Uniarp, Caçador, SC

Palavras-chave:

Ergonomia, Memória do Trabalho, Ciências da Cognição

Resumo

Ergonomics and Work Memory: Analysis According to the Cognitive Science

RESUMO

A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. O trabalho tem uma acepção bastante ampla, abrangendo não exclusivamente aquelas máquinas e equipamentos utilizados para transformar os materiais, mas também toda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho. Isso envolve, além do ambiente físico, os aspectos organizacionais de como esse trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados. A ergonomia, apoiando-se na análise ergonômica do trabalho e mobilizando conhecimentos em diversos domínios científicos, está, portanto, em condições de propor, em situações existentes, arranjos ergonômicos nos sistemas sócio-técnicos e, em situações futuras, recomendações ergonômicas de projetos. Assim, a ciência cognitiva recupera, cada vez mais, a robótica, à medida que cresce a percepção de que a replicação de mentes encarnadas, isto é, inteligências dotadas de um corpo que atue em um ambiente real. A maioria dos modelos de memória de trabalho pesquisados enfatiza um alto nível de controle e regulação do processamento cognitivo e percepto-motor. Tais estudos tendem a ter uma visão em que as funções do controle atencional são uma parte essencial ou um subgrupo de um grande sistema de memória de trabalho.

Palavras-chave: Ergonomia. Memória do Trabalho. Ciências da Cognição.

ABSTRACT

Ergonomics is the study of adaptation of work to man. Work has a very wide acceptation, comprising not only those machines and equipment used to transform materials, but also all the relationships concerning man and work. It is involved both the facilities, and the organizational aspects of how the work is programmed and controlled to produce effective results. The ergonomics, relies on the ergonomic analysis of work and mobilizing knowledge in several scientific domains, it is, therefore, in conditions of proposing, in situations, ergonomic arrangements for socio technical systems and, in the future, ergonomic recommendation of projects. Thus, the cognitive science increasingly recovers the robotics, while the perception of embodied minds, that is, intelligence endowed with a body which operates in a real environment. Most of memory patterns of work researched emphasizes a high level of control and regulation of the cognitive processing and perceptual motor. Such studies tend to see where the functions of the attentional control are an essential part or a subgroup of a big system of memory of work.

Keywords: Ergonomics. Work Memory. Cognitive Science.

 

 

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, Uniarp, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; em Psicopedagogia; em Gestão Educacional; em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; em Direito Civil; em Negócios Internacionais; e em Ecumenismo e Diálogo Interreligioso. Bacharel em Administração, Direito e Filosofia. Técnico em Transações Imobiliárias. Pesquisador e docente na educação superior, nomeadamente no Mestrado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (em elaboração), participando do Núcleo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento Organizacional. Orientou e participou de bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos, bem como recebeu diversas honrarias acadêmicas. Comendador pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Trouxe à publicidade artigos em congressos, periódicos e livros. Ex-assessor da Assembléia Estadual Constituinte de Santa Catarina. Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Pesquisador nas áreas de Gestão do Conhecimento e de Administração Pública. Avaliador do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina para atividades regulatórias de cursos de graduação e credenciamento institucional. Agente Público, em gestão e assessoramento superior, no exercício de funções educacionais, legislativas e jurídicas, coordenou a elaboração de Planos de Governo do Estado de Santa Catarina. No âmbito filosófico, mantém interesse em Epistemologia e Filosofia da Mente; e, na área teológica, devota-se ao Diálogo Interreligioso. Ex-integrante do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade do Sul de Santa Catarina, assim como do Núcleo de Pesquisa em Complexidade e Cognição da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-membro dos Conselhos Estadual de Cultura e do Desporto de Santa Catarina. Estudioso da Literatura Brasileira, com ênfase na obra de Vinícius de Morais. Cultor de Artes Visuais e da Música, precipuamente Bossa Nova. Ex-docente da Unisul Virtual (educação a distância). Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Advogado (OAB/SC nº 4912), com militância em Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Administrador (CRA-SC nº 21651), com devotamento à Administração Universitária e á Gestão de Pessoas. Jornalista (MTE/SC nº 4155), dedicado ao Jornalismo Turístico e ao Jornalismo Cultural. Turismólogo, com "expertise" em Turismo Cultural e Hotelaria. Corretor de Imóveis (Creci - SC º 15070). Deu a lume 20 (vinte) livros. Presentemente, pesquisa Ciências da Religião e Relações Internacionais. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6663595207403860

Adriano Slongo, Uniarp, Caçador, SC

Fisioterapêuta. Especialista em Acupuntura. Mestrando e Coordenador do Curso de Fisioterapia da UNIARP.

Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

Artigos