LISTISCONSÓRCIO e INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NAS MODALIDADES DE ASSISTÊNCIA SIMPLES E LITISCONSORCIAL

Autores

  • Ivonete Moreira Bacharel em direito, Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. E-mail: ivonete.moreira@uniarp.edu.br.
  • Rosilene Pereira Tomazini Graduanda do Curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Caçador/SC.

DOI:

https://doi.org/10.33362/juridico.v7i2.1667

Resumo

Pretende-se com o presente artigo abordar uma breve análise sobre dois temas, Litisconsórcio e as modalidades de Intervenção de Terceiros como da Assistência Simples e Litisconsorcial. A abordagem destes temas será embasada no Código do Processo Civil, e em pesquisas realizadas nas opiniões de alguns doutrinadores. De início para entender o tema, primeiro é necessário esclarecer o que vem a ser litisconsórcio, citando as relevâncias e conseqüências que atingem nos resultados das sentenças. Logo após, será apresentado um estudo nas modalidades de Intervenção de Terceiros como a assistência simples e litisconsorcial; também de suma importância, uma vez que a decisão de determinadas lide impelidas a juízo podem comprometer terceiros que não estão participando deste processo, os quais poderão ser convocados a fazerem partes do mesmo, principalmente auxiliando as tomadas de decisões de todos os envolvidos no processo.

Downloads

Biografia do Autor

Ivonete Moreira, Bacharel em direito, Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. E-mail: ivonete.moreira@uniarp.edu.br.

Bacharel em direito, Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. E-mail: ivonete.moreira@uniarp.edu.br.

Rosilene Pereira Tomazini, Graduanda do Curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Caçador/SC.

Graduanda do Curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Caçador/SC.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

MOREIRA, I.; TOMAZINI, R. P. LISTISCONSÓRCIO e INTERVENÇÃO DE TERCEIROS NAS MODALIDADES DE ASSISTÊNCIA SIMPLES E LITISCONSORCIAL. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 7, n. 2, p. 113–125, 2018. DOI: 10.33362/juridico.v7i2.1667. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/1667. Acesso em: 11 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos