A LÓGICA DO ESTADO DE EXCEÇÃO QUE GOVERNA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v2i2.215Palavras-chave:
Soberania. Liberdade. Exceção.Resumo
Resumo: Com a propagação do Estado Democrático de Direito como modelo de governo no Ocidente, a previsão de um “estado de emergência” foi amplamente debatida pelo Direito Constitucional. Todavia os doutrinadores jamais chegaram a um consenso sobre a natureza desse poder excepcional. Seguindo as teses de Giorgio Agamben, fica claro que um dos motivos da incerteza remete à própria transformação desse instituto. O estado de emergência, ou “estado de exceção” tem crescido sutilmente durante a modernidade, passando de uma previsão constitucional para uma eficiente técnica de governo. Este artigo visa identificar, tomando como exemplo o Brasil, de que forma a exceção se confunde com a regra jurídico-política do Estado Democrático de Direito, tentando expor exemplos de como a técnica da exceção é positivamente implantada pelos governos em detrimento da liberdade do cidadão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-13
Como Citar
POTRICH OLSEN, C. P.; BAADE, J. H. A LÓGICA DO ESTADO DE EXCEÇÃO QUE GOVERNA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 2, n. 2, p. 81–104, 2013. DOI: 10.33362/juridico.v2i2.215. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/215. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).