A PRIMAVERA ÁRABE SOB O ENFOQUE DO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Jociane Machiavelli Oufella Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Pricila Carla da Silva Ely Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.33362/juridico.v2i2.216

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Primavera Árabe. Direito Internacional.

Resumo

Resumo: A Primavera Árabe constitui uma expressão designada para nominar os protestos ocorridos no mundo árabe no período de 2010 a 2012, marcados por manifestações civis, passeatas e uso de redes sociais com a finalidade de sensibilizar a comunidade internacional acerca da repressão de direitos enfrentados pelo mundo Árabe. Essa manifestação que iniciou na Tunísia e se expandiu para os demais países árabes foi motivada pela situação precária da população que padecia de falta de emprego, injustiça política e social, desrespeito às liberdades fundamentais, falta de infraestrutura e governos ditatoriais que não correspondiam à evolução social e à necessidade da população atualmente. Nesse contexto, a disciplina do direito internacional dos direitos humanos fundamenta as inquietações da população árabe e solidifica os argumentos dessas pessoas no sentido de buscar a proteção mínima inerente a sua pessoa. Assim, esse estudo apresenta singelamente uma visão crítica da primavera árabe fundamentada no direito internacional dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jociane Machiavelli Oufella, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Master em Direito, Economia e Política pela Universidade de Pádova – Itália, Especialista em Direito Processual Civil pela UnC – Universidade do Contestado, Coordenadora do Curso de Direito da UNIARP, Professora Titular da Graduação e Pós Graduação em Direito da UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina e UNIARP – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e Advogada Militante em Caçador/SC.

Pricila Carla da Silva Ely, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidad Católica da Argentina, Especialista em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal de Curitiba; Pesquisadora e Professora Titular da Graduação em Direito da UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Advogada Militante em Santa Cecília – SC

Publicado

2013-12-13

Como Citar

OUFELLA, J. M.; DA SILVA ELY, P. C. A PRIMAVERA ÁRABE SOB O ENFOQUE DO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 2, n. 2, p. 105–129, 2013. DOI: 10.33362/juridico.v2i2.216. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/216. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos