DIREITOS HUMANOS E A PRETENDIDA UNIVERSALIZAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Regert SENAC
  • Sabrina Frigotto UNIARP
  • Joel Haroldo Baade UNIARP
  • Marcos Antônio Maestri Miguel UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.33362/juridico.v9i2.2370

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Brasil. Oriente Médio. África.

Resumo

A história da humanidade é marcada por atos de desrespeito aos direitos da pessoa humana. Com a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, a Europa, através da Organização das Nações Unidas (ONU), buscou alternativas para valorizar e melhorar de forma significativa os direitos concernentes ao ser humano. A Assembleia Geral da ONU criou em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que visava promover tais direitos ao ser humano em caráter mundial. O presente artigo tem o objetivo de analisar a eficácia da aplicação dos Direitos Humanos, no Brasil, na África e no Oriente Médio. No Brasil a constituição garante aos cidadãos os direitos fundamentais. Na África e no Oriente Médio por outro lado, acabam se tornando exemplos de onde o Direito Internacional dos Direitos Humanos não consegue cumprir seu papel. Para esse fim, quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa pode ser classificada como de natureza básica, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e bibliográfica do tipo narrativa. Por fim, pôde-se chegar ao entendimento de que a tentativa de universalização dos direitos humanos permanece como utopia, pois a soberania nacional não se curvou aos direitos internacionais e, mesmo tendo ocorrido, em muitos casos, a prática contradiz o direito. Assim, também se torna difícil vislumbrar maior concreticidade quanto à efetividade dos direitos humanos em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Regert, SENAC

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul - RS (2002), com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayreli - MG (andamento-2013), Especialização em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã - PR (2009), Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade de Santa Cecília - SP (2013), Especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Santa Cecília - SP (2014), Máster en Ciencias de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental (2008) e Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC (andamento 2015). Participa do Grupo de Pesquisa: Educação, Valores e Desenvolvimento da UNIARP. Atualmente é professor de Ensino Superior da UNIARP e Professor de Filosofia e Sociologia efetivo no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Psicologia, Gestão Escolar e Professor de Ensino Superior (diversos cursos).

Referências

GUERRA, Sidney. Direitos humanos curso elementar. São Paulo: Saraiva, 2017.

GUERRA, Sidney. Direito internacional dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2015.

INSALI, Victor. A proteção dos direitos e liberdades fundamentais na carta africana dos direitos do homem e dos povos. 2010. 198 f. Dissertação Mestrado em Direito – UFBA, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. São Paulo: Saraiva, 2017.

RAMOS, André de Carvalho. Processo Internacional de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2016.

RAMOS, André de Carvalho. Teoria geral dos direitos humanos na ordem internacional. São Paulo: Saraiva, 2016.

FARIAS, Igor Henrique Sabino de. Deslocados internos por perseguição religiosa e o Estado islâmico: uma análise do caso iraquiano (2006-2014). 2018. 127 f. Dissertação Mestrado em Relações Internacionais – Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa.

NAIMI, Shervin. Uma análise dos direitos fundamentais sob ameaça no âmbito do Direito Internacional Público e à luz da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://shervinnaimi.jusbrasil.com.br/>. Acesso em: 22 jul. 2019.

DAL COL, Thatiana Dias Vasconcelos. Dinâmicas e mecanismos de proteção e defesa dos direitos humanos no estado brasileiro – a CDHM e a SEDH. 2010. 167 f. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais com especialização em estudos comparados sobre as Américas – Universidade de Brasília, Brasília.

MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Curso de direitos humanos. São Paulo: Forense, 2018.

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

REGERT, R.; FRIGOTTO, S.; BAADE, J. H.; MIGUEL, M. A. M. DIREITOS HUMANOS E A PRETENDIDA UNIVERSALIZAÇÃO. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 9, n. 2, p. 95–104, 2021. DOI: 10.33362/juridico.v9i2.2370. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/2370. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos