SUSTENTABILIDADE, DIREITO E EDUCAÇÃO DE GÊNERO NO ENSINO BRASILEIRO PARA A PRESERVAÇÃO DE TODAS AS VIDAS
SUSTAINABILITY, LAW AND GENDER EDUCATION IN THE BRAZILIAN SYSTEM FOR THE PRESERVATION OF ALL LIVES
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v14i1.3770Resumo
A temperatura do planeta aumenta anualmente, suscitando degelo, alterações no nível do mar, grandes enchentes, tsunamis e furacões, assim como resultando na extinção de diversas espécies e ameaçando o futuro da humanidade. Esses cenários calamitosos afetam desproporcionalmente certos grupos sociais, como a comunidade LGBTQIA+, as mulheres e as crianças. Nesse mister, com a pesquisa aborda de maneira entrelaçada a discursividade e as peculiaridades das categorias de gênero e a educação ambiental para a sustentabilidade da vida, com o fito de averiguar como a educação de gênero implementada com seriedade no ensino brasileiro pode ser uma forma de educar para a sustentabilidade. Para a pesquisa, utiliza-se da metodologia dedutiva, com pesquisa bibliográfica e documental.
PALAVRAS CHAVE: Crise ambiental, Direito, Educação, Sustentabilidade, Gênero.
ABSTRACT
The planet's temperature increases year after year, causing melting, sea level changes, major floods, tsunamis, and hurricanes, resulting in the extinction of several species and threatening the future of humanity. These catastrophic scenarios disproportionately affect certain social groups, such as the LGBTQIA+ community, women, and children. Thus, this research is intended to address in an interwoven way the peculiarities of the gender categories and environmental education for the sustainability of life, in order to find out how gender education seriously implemented in Brazilian education can be a way of educating for sustainability. We use the deductive method.
Keywords: Environmental crisis, Law, Education, Sustainability, Gender.
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