O CINEMA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v1i1.51Resumo
A proposta deste estudo é apresentar uma prática metodológica desenvolvida nas disciplinas de Teoria do Direito e Linguagem e Redação Jurídica, utilizando o cinema como ferramenta para desenvolver o aprendizado da argumentação. Para tanto, utilizou-se a técnica do júri simulado, após a apresentação de um filme. A atividade envolveu duas turmas de acadêmicos ingressantes no curso de Direito. A pesquisa foi qualitativa, pois trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões que foram manifestadas antes, durante e após a realização da atividade.
Palavras-chave: Cinema. Metodologias de ensino. Argumentação.
ABSTRACT
The proposal of this study is to present a methodological practice developed in the disciplines of Theory of the Right and Language and Juridical Composition, using the movies as tool to develop the learning of the argument. For so much, the simulated jury's technique was used, after the presentation of a film. The activity involved two groups of academics ingressantes in the course of Right. The research was qualitative, because he/she works with values, faiths, representations, habits, attitudes and opinions that they were manifested before, during and after the accomplishment of the activity.
Keywords: Movies. Teaching methodologies. Argument.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).