POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.11Resumo
A educação constitui o fenômeno pelo qual um indivíduo ou grupos de indivíduos obtém conhecimentos, oferecendo ao homem meios que permitam estimular as transformações materiais e espirituais exigidas pelo dinamismo da sociedade. Já nas cidades da Grécia antiga, como Atenas e Esparta, diferentes formas de educação faziam-se presentes, porém, todas voltadas para os interesses da sociedade. No Brasil, as políticas educacionais e as reformas promovidas ao longo do desenvolvimento das diretrizes educacionais, sempre foram influenciadas pelos interesses elitistas. O movimento intitulado como Escola Nova, cuja origem é européia, chegou ao Brasil no início do século XX. Seu objetivo consiste em defender a idéia de educação voltada para a continuação e renovação da vida social, pois o sentido da vida é sua própria continuidade e essa continuidade só é possível através da constante renovação dos métodos de ensino adequados às necessidades da sociedade. A atual LDB nº 9.394 de 1996, assegura que a educação tem por objetivo a formação básica do cidadão, incluindo preparação para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de forma que seja capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores. Além disso, a LDB também prevê o aprimoramento do educando, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
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