NÃO NA FRENTE DAS CRIANÇAS: A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Patricia de Cassia Pereira Porto Agência de Notícias das Favelas (ANF)
  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1346

Resumo

Grande parte da literatura infantil produzida no país é norteada por dois pontos basilares: cunho pedagógico e pressões do mercado. Essas questões, na prática, inibem a produção de livros sobre diversos temas, entre eles, a diversidade de gêneros, e a escola, grande responsável pelo encontro entre livros e leitores, que por isso mesmo teria “poder” mercadológico para mudar isso, não o faz por preconceito ou despreparo. E quando os livros são publicados, nem sempre é possível julgá-los apenas pela qualidade literária. Neste ensaio, buscamos criar pontes entre estes temas e demonstrar que há outro caminho para trazer a literatura infantil, e as práticas pedagógicas ligadas a ela, para o século XXI – não como marca cronológica, mas como epítome de novos tempos.

Palavras-chave: Gêneros. Infância. Literatura Infantil; Mercado editorial.

ABSTRACT

Most of the national children’s literature is based in two fundamental points: pedagogical aspect and market pressure. When it comes to practical application these items inhibit the production of different genres of books, and, among them, gender diversity. Once the school is responsible for disclosing the books among the readers it must have the power over the book market to change the situation. However, the school does not do it because it is either unprepared or afraid of prejudice. Furthermore, when books are published it is not always possible to judge them only by their literary quality. In this essay, we seek to build bridges between these themes and demonstrate that there is another way of facing children’s literature and the pedagogical practices associated with it, especially in the twenty-first century - not as a chronological list but as a sign of the new times.

Keywords: Genders. Childhood. Children’s Literature. Editorial market.

Biografia do Autor

Patricia de Cassia Pereira Porto, Agência de Notícias das Favelas (ANF)

Doutora em Políticas Públicas e Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras-Literaturas com especialização em Alfabetização (UFF). É coordenadora de projetos educacionais na Agência de Notícias das Favelas (ANF) e escritora literária.

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutorando em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).

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Publicado

2018-04-13

Como Citar

Porto, P. de C. P., & Grazioli, F. T. (2018). NÃO NA FRENTE DAS CRIANÇAS: A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA LITERATURA INFANTIL. Professare, 6(3). https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1346

Edição

Seção

ARTIGOS