NÃO NA FRENTE DAS CRIANÇAS: A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1346Abstract
Grande parte da literatura infantil produzida no país é norteada por dois pontos basilares: cunho pedagógico e pressões do mercado. Essas questões, na prática, inibem a produção de livros sobre diversos temas, entre eles, a diversidade de gêneros, e a escola, grande responsável pelo encontro entre livros e leitores, que por isso mesmo teria “poder” mercadológico para mudar isso, não o faz por preconceito ou despreparo. E quando os livros são publicados, nem sempre é possível julgá-los apenas pela qualidade literária. Neste ensaio, buscamos criar pontes entre estes temas e demonstrar que há outro caminho para trazer a literatura infantil, e as práticas pedagógicas ligadas a ela, para o século XXI – não como marca cronológica, mas como epítome de novos tempos.
Palavras-chave: Gêneros. Infância. Literatura Infantil; Mercado editorial.
ABSTRACT
Most of the national children’s literature is based in two fundamental points: pedagogical aspect and market pressure. When it comes to practical application these items inhibit the production of different genres of books, and, among them, gender diversity. Once the school is responsible for disclosing the books among the readers it must have the power over the book market to change the situation. However, the school does not do it because it is either unprepared or afraid of prejudice. Furthermore, when books are published it is not always possible to judge them only by their literary quality. In this essay, we seek to build bridges between these themes and demonstrate that there is another way of facing children’s literature and the pedagogical practices associated with it, especially in the twenty-first century - not as a chronological list but as a sign of the new times.
Keywords: Genders. Childhood. Children’s Literature. Editorial market.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).