LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: ENTRE TRADICIONES E INNOVACIONES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v3i1.282Resumo
Neste trabalho pretende-se narrar e analisar as diferentes tradições dos cursos de Formação Docente em Uruguai e um processo singular de inovação que implementou-se entre os anos 1997- 2008. O propósito do artigo é refletir a respeito das lições aprendidas que ajudem a conformar novos sistemas de possibilidades nos processos de inovação educativa que têm sido obstaculizados pelos permanentes confrontos entre docentes das diferentes modalidades de formação coexistentes. A diversidade no universo simbólico da cada grupo, levou- inevitavelmente- a uma série de desencontros e conflitos; agora, o desafio fica instalado em desenvolver as competéncias necessárias para modificar as culturas institucionais tradicionais, assim como a abertura ao diálogo entre os actores que criam as políticas nacionais com os protagonistas das mudanças nos territórios particulares; e a capacidade de superar alguns mitos que perduran na formação do professorado e do magistério com o fim de atingir uma inovação educativa com equidade, qualidade e consenso nacional.
Palabras-chave: Formação docente. Inovação curricular. Políticas educativas.
RESUMENEn este trabajo se pretende narrar y analizar las distintas tradiciones de las carreras de Formación Docente en Uruguay y un proceso singular de innovación que se implementó entre los años 1997- 2008. El propósito del artículo es reflexionar acerca de las lecciones aprendidas que ayuden a conformar nuevos sistemas de posibilidades en los procesos de innovación educativa que han sido obstaculizados por las permanentes confrontaciones entre docentes de las distintas modalidades de formación coexistentes. La diversidad en el universo simbólico de cada grupo, llevó – inevitablemente- a una serie de desacuerdos y conflictos; ahora, el desafío queda instalado en desarrollar las competencias necesarias para modificar las culturas institucionales arraigadas, la apertura al diálogo entre los actores que crean las políticas nacionales con los protagonistas del cambio que viven en territorio; y la capacidad de superar algunos mitos que perduran en la formación del profesorado y del magisterio con el fin de lograr una innovación educativa con equidad, calidad y consenso nacional.
Palabras Claves: Formación docente. Innovación curricular. Políticas educativas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).