Consultoria Social Enquanto Espaço de Atuação do Profissional do Serviço Social
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v2i2.318Resumo
O presente artigo promove reflexões teóricas sobre a inserção dos profissionais do Serviço Social no ambiente empresarial bem como o avanço da consultoria social na contemporaneidade enquanto possibilidade de ampliação de espaços profissionais nos diferentes setores da sociedade, especialmente o corporativo. Destaca-se a necessidade de debates atuais quanto ao protagonismo no meio empresarial enquanto espaço de reconhecimento de direitos dos trabalhadores além de uma visão sistêmica que perpassa as práticas filantrópicas e propõe um olhar e panejar de forma responsável e sustentável. Aborda-se no texto a constituição do Serviço Social em empresas assim como a Consultoria Social enquanto estratégia de acompanhamento e ampliação de atividades voltadas a Responsabilidade Social Empresarial.
Palavras-Chave: Serviço Social. Consultoria Social. Empresa. Responsabilidade Social Empresarial.
ABSTRACTThis article promotes theoretical reflections on the integration of professional social work in the business environment as well as the advancement of social consultancy in contemporary times as a possibility for expansion of professional spaces in different sectors of society, especially the enterprise. Highlights the need for current debates about the role the business community as an area of recognition of rights of workers as well as a systemic vision that permeates philanthropic practices and offering a look and drape in a responsible and sustainable manner. Is approached in the text of the constitution in Social Service companies as well as social consultancy as a monitoring and expansion of activities related to Corporate Social Responsibility strategy.
Keywords: Social Service. Social consultancy. Company. Corporate Social Responsibility.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).