Consultoria Social Enquanto Espaço de Atuação do Profissional do Serviço Social

Autores

  • Adelita Adiers Uniarp, Caçador, SC
  • Elisângela Maia Pessoa Doutora e Mestre em Serviço Social pela PUCRS. Professora Adjunta e Coordenadora Acadêmica da Universidade Federal do Pampa Campus São Borja – RS
  • Vanelise Aloraldo

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v2i2.318

Resumo

O presente artigo promove reflexões teóricas sobre a inserção dos profissionais do Serviço Social no ambiente empresarial bem como o avanço da consultoria social na contemporaneidade enquanto possibilidade de ampliação de espaços profissionais nos diferentes setores da sociedade, especialmente o corporativo. Destaca-se a necessidade de debates atuais quanto ao protagonismo no meio empresarial enquanto espaço de reconhecimento de direitos dos trabalhadores além de uma visão sistêmica que perpassa as práticas filantrópicas e propõe um olhar e panejar de forma responsável e sustentável. Aborda-se no texto a constituição do Serviço Social em empresas assim como a Consultoria Social enquanto estratégia de acompanhamento e ampliação de atividades voltadas a Responsabilidade Social Empresarial.

Palavras-Chave: Serviço Social. Consultoria Social. Empresa. Responsabilidade Social Empresarial.

ABSTRACT

This article promotes theoretical reflections on the integration of professional social work in the business environment as well as the advancement of social consultancy in contemporary times as a possibility for expansion of professional spaces in different sectors of society, especially the enterprise. Highlights the need for current debates about the role the business community as an area of recognition of rights of workers as well as a systemic vision that permeates philanthropic practices and offering a look and drape in a responsible and sustainable manner. Is approached in the text of the constitution in Social Service companies as well as social consultancy as a monitoring and expansion of activities related to Corporate Social Responsibility strategy.

Keywords: Social Service. Social consultancy. Company. Corporate Social Responsibility.

Biografia do Autor

Vanelise Aloraldo

Acadêmica do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS